Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 20 de julho de 2012


SPM participa de encontro de mulheres catadoras de materiais recicláveis


Governo federal incentiva participação das trabalhadoras na formulação de políticas
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) esteve presente no 3º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, realizado nos dias 13 a 15 de julho, em Pontal do Paraná. O evento foi organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) sob a coordenação do Instituto Lixo e Cidadania do Paraná, com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Itaipu Binacional. 

Cerca de 652 mulheres de todos os estados brasileiros participaram do evento, que encerrou com a Marcha das Mulheres Catadoras de Recicláveis, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O objetivo do encontro foi trocar experiências e estimular lideranças femininas que fortaleçam o papel da mulher no setor da reciclagem.

A assessora da SPM Roseli de Moraes, presente ao encontro nacional, destacou que uma da lutas do movimento é a autogestão do trabalho de coleta e o controle da cadeia produtiva de reciclagem. Acrescentou que, nos últimos anos, as catadoras de materiais recicláveis vêm contando com apoio do governo federal, o qual instituiu a obrigatoriedade de os estados e municípios elaborarem políticas sobre resíduos sólidos com a participação destas trabalhadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário