Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 29 de julho de 2012


Norte-americanos mantêm criança-soldado presa em Guantánamo, apesar dos apelos da ONU

Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy  (ONU/T. La Rose)A Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, renovou hoje (27) seu apelo ao Canadá e aos Estados Unidos para transferir Omar Khadr, que está há uma década em Guantánamo e é a última criança-soldado ainda presa no centro de detenção dos EUA.
Khadr, um cidadão canadense, foi detido no Afeganistão em 2002 – quando tinha 15 anos de idade – por supostamente jogar uma granada que matou um soldado norte-americano.
Coomaraswamya apelou aos dois Governos para transferir Khadr para o Canadá, como foi acordado em outubro de 2010: “Omar Khadr foi uma criança-soldado e nossa experiência em todo o mundo indica claramente que um sistema focado na reabilitação é muito mais adequado para essas crianças que foram exploradas e abusadas por adultos do que a prisão”, afirmou. “Transferir-lo para o Canadá para uma reintegração adequada é a coisa certa a fazer”, acrescentou Coomaraswamya, que deixa o cargo no final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário