OPAS apresenta ações na área da saúde da mulher para ministra Eleonora Menicucci
A convite da OPAS, ministra Eleonora conhece trabalho da organização voltado às mulheres Foto: Isabel Clavelin/SPM
Visita inaugura aproximação da Secretaria com a Organização Panamericana de Saúde
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e a Organização Panamericana de Saúde no Brasil (OPAS) iniciaram, na última sexta-feira (27/07), as conversações para a cooperação na área de saúde integral da mulher. A conversa aconteceu durante a visita da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, à sede da entidade, em Brasília.
Sob o comando do representante da OPAS no Brasil, Felix Rigoli, a Gerência de Saúde Familiar e Ciclo da Vida apresentou as principais áreas de trabalho voltadas a crianças, adolescentes, mulheres, gênero, pessoas idosas, saúde mental, imunizações e populações negra, indígena e cigana.
Dentre as ações, destacaram-se o trabalho da OPAS para a eliminação da violência obstétrica entendida como violência de gênero, o fortalecimento de ações de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde para atendimento de meninas e adolescentes grávidas e os casos de sucesso na eliminação das doenças imunopreveníveis rubéola e do tétano neonatal.
Formação de gestoras e gestores - Também foram evidenciadas as ações de saúde para redução e prevenção do HIV/DST e aids, hepatites virais e violência na perspectiva de gênero em grupos específicos, a exemplo de mulheres em situação de prisão. Durante a exposição das frentes de trabalho da OPAS, o assessor internacional de Saúde da Mulher, Rodolfo Gómez Ponce de León, convidou a SPM para realizar cursos on-line para gestoras e gestores de saúde, iniciativas que já têm a parceria do Ministério da Saúde.
No encontro, a ministra Eleonora também foi convidada a coordenar a próxima reunião do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em setembro, e ofereceu as instalações da SPM para sediar o encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário