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domingo, 12 de maio de 2013



Conhecer crenças de alunos auxilia professores de ciências, diz pesquisa de Harvard

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Professor dsiponibilza teste para professor verificar capacidade de prever respostas de alunos em aulas de ciências Foto: Shareef Sarhan/ UN Photo
A criação do homem pelas mãos de Deus era uma crença tão sólida na cabecinha da menina Pamela Carine Salomão, na época com 11 anos (hoje com 26), que soou absurdo quando o professor de ciências, da antiga quinta série do ensino fundamental, começou a falar sobre evolução e descendências dos macacos. "Ele pediu para eu dar minha opinião e eu disse que aprendi que Deus criou o homem", relatou.
Pamela, hoje com 26, manteve suas crenças no Criacionismo, mas aprendeu o "básico" sobre Evolução do Homem. A resposta de Pamela, moradora da Região Metropolitana de Salvador, é previsível para um país cristão como o Brasil, o que facilita o ensino de ciências, segundo uma pesquisa realizada no Centro de Astrofísica de Harvard.
A pesquisa foi liderada pelo professor sênior no departamento de astronomia e diretor do departamento de educação científica do Centro de Astrofísica de Harvard, Philipp Sadler, e mostra que se um professor conhece as crenças dos alunos, ele pode prever as respostas deles e ensinar as teorias científicas de maneira mais eficiente.
Os resultados da pesquisa, intitulada The Influence of Teachers’ Knowledge on Student Learning in Middle-School Physical Science Classrooms (A influência do conhecimento dos professores sobre o aprendizado dos estudantes de ensino fundamental 2 nas aulas de ciências), foram apresentados em artigo publicado no final de abril no American Educational Research Journal.

Metodologia
A pesquisa consistiu em testar 181 professores de ciências e quase 10 mil alunos para mostrar que, mesmo a maioria dos educadores conhecendo bem o assunto, os que mais ajudam o aluno a aprender são, de fato, os mais capazes de prever as respostas erradas dos estudantes nos testes. Para o estudo, Sadler e seus colegas pediram que os professores respondessem a cada pergunta duas vezes, uma vez para dar a resposta cientificamente correta e, na segunda, para prever qual resposta errada os alunos dariam.
"O nosso grupo de pesquisa descobriu que na ciência que as pessoas consideram factual, o conhecimento do professor é muito importante. Se os professores não conhecem os fatos, eles não podem transmitir para os alunos. Mas para aquelas questões que medem a compreensão do conceito, mesmo se o professor souber a explicação científica, isso não será suficiente para garantir que seus alunos aprendam", declarou Sadler ao site Porvir.
Os alunos foram, então, submetidos a três testes ao longo de ano para determinar se seus conhecimentos tinham melhorado. Os resultados mostraram que a pontuação da maioria teve ganhos quando os professores foram capazes de prever suas respostas erradas. Sadler completa: "Conhecimento dos erros dos estudantes é uma ferramenta fundamental para professores de ciência. Se um professor não tem esse tipo de conhecimento, é quase impossível mudar as ideias dos alunos".
teste com perguntas para professores está disponível no site de Harvard. 


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