Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 9 de maio de 2013


Ministras Eleonora Menicucci e Luiza Bairros criam grupo de trabalho conjunto para enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero, nesta quinta-feira (9/5), em Brasília

Ministras da SPM e da Seppir participam do lançamento de duas publicações inéditas, que orientam instituições públicas no diagnóstico e construção de plano de enfrentamento aos problemas, nesta quinta-feira (09/05), às 9h, em Brasília. O compromisso assumido por suas pastas resultará num termo de cooperação técnica para implementação de metas e ações que contribuam para reverter desigualdades de gênero e raça/cor no País
O enfrentamento ao racismo é uma das metas de políticas e programas prioritários desenvolvidos pelos órgãos públicos? As equipes estão treinadas para reconhecer a diversidade de sujeitos e de demandas? O quesito raça/cor é preenchido na instituição segundo as categorias de classificação do IBGE?
Perguntas como estas parecem simples, mas podem ser o primeiro passo no enfrentamento de um grave problema: o racismo institucional – que se mantém na estrutura da sociedade brasileira, muitas vezes, pela simples inércia da gestão pública em identificar e combater o problema.
Com o compromisso de combater o racismo institucional e a desigualdade de gênero na administração pública, as ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), e o coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek O evento acontecerá nesta quinta-feira (09/05), a partir das 9h, em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.
Na ocasião, as ministras criarão um grupo de trabalho conjunto para enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero nas suas instâncias. O compromisso assumido pelas pastas resultará num termo de cooperação técnica para implementação de metas e ações que contribuam para reverter essas desigualdades.
Racismo Institucional - Definido como o fracasso das instituições em garantir direitos e acesso a serviços às pessoas em virtude da sua raça/cor e sexo, o racismo institucional se expressa tanto no interior das instituições – desde os processos seletivos e programas de progressão de carreira – quanto no processo de formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas.
Por isso, especialistas destacam a urgência de se criarem mecanismos capazes de quebrar a invisibilidade do racismo institucional, estabelecendo novas proposições e condutas, sobretudo na gestão pública.
Para auxiliar nessa frente, um grupo de trabalho – formado por especialistas de organizações feministas e do movimento negro, do Governo Federal e do Sistema ONU – elaborou duas publicações inéditas no País: o "Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero" e o texto "Racismo Institucional – uma abordagem teórica".
As publicações foram pensadas como instrumentos para que instituições públicas se avaliem, construam seus diagnósticos, indicadores e estratégias, fortalecendo o compromisso do Estado e da sociedade com o enfrentamento do racismo institucional, vivenciado cotidianamente pela população negra no Brasil, sobretudo pelas mulheres.
Lançamento do "Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero" e do texto "Racismo Institucional – uma abordagem teórica"
Data: 9 de maio de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 10h
Local: Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Setor de Embaixadas Norte - Lote 19) - Brasília/DF
Criação do grupo de trabalho conjunto para Enfrentamento ao Racismo Institucional pela SPM, Seppir e Nações Unidas e lançamento do "Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero" e do texto "Racismo Institucional – uma abordagem teórica"
Data: 9 de maio de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 10h
Local: Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Setor de Embaixadas Norte - Lote 19) - Brasília/DF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário