Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 20 de maio de 2013


ONU Mulheres Brasil lamenta falecimento de Cecília Lipszyc, ativista argentina pela igualdade de gênero

ONU Mulheres Brasil lamenta falecimento de Cecília Lipszyc, ativista argentina pela igualdade de gênero
Nota de falecimento: Cecília Lipszyc
A ONU Mulheres Brasil comunicou e lamentou o falecimento de Cecília Lipszyc, no último dia 15 de maio, em Buenos Aires. Representantes de órgãos governamentais, líderes comunitários e ativistas dos direitos das mulheres prestaram quinta-feira (16) homenagens à socióloga, em reconhecimento a sua contribuição e compromisso com a igualdade de gênero.
Cecília faleceu na cidade de Buenos Aires, depois de viver por muito tempo com uma doença crônica que não a impedia, entretanto, de participar em todos os fóruns onde se discutiam questões de gênero. Recentemente, ele atuou como conselheira de gênero do INADI – Instituto Nacional contra la Discriminación, la Xenofobia y el Racismo.
Pesquisadora, professora, fundadora de redes multi-setoriais de mulheres e feministas na Argentina e na América Latina, Cecília aportou inúmeras contribuições aos direitos humanos, à democratização da sociedade, à situação das mulheres e aos direitos sexuais e reprodutivos, entre muitos outros tópicos.
A socióloga participou da reforma constitucional argentina de 1994, da constituição de Buenos Aires e impulsionou as leis de cotas de gênero, custódia compartilhada, divórcio vincular, licença maternidade e aposentadoria automática para donas de casa. Em junho do ano passado foi declarada “Personalidade Proeminente de Direitos Humanos” pela Legislatura da Cidade de Buenos Aires. Ela foi homenageada durante a sessão.
“Sua vida tão rica e cheia de ideais deixa um caminho aberto. Nos despedimos na certeza de que seguiremos caminhando, com o rigor intelectual e humano que ela nos indicou”, disseram seus colegas da INADI através de um comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário