Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 1 de maio de 2013


Pelo menos 70 meninas são intoxicadas e desmaiam em escola do Afeganistão

Talebans são suspeitos mas não assumiram a responsabilidade pelo episódio


REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE|

Meninas recebem tratamento em hospital de Cabul após suspeita de envenenamento (Foto: Ahmad Jamshid/AP)
Meninas recebem tratamento em hospital de Cabul
após suspeita de envenenamento (Foto: Ahmad Jamshid/AP)
O incidente ocorreu no começo da manhã no centro educacional feminino Sultão Razia, na capital do país do Oriente Médio, disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério da Educação, Amanula Aiman.Pelo menos 70 meninas de um colégio em Cabul perderam a consciência nesta quarta-feira (1º) por causa de um aparente envenenamento, no último episódio de uma série de misteriosos casos no Afeganistão cuja autoria vem sendo atribuída à insurgência taleban, que nega seu envolvimento. 
As meninas, de entre 12 e 18 anos de idade, faziam fila na porta do colégio para entrar em suas respectivas salas de aula e de repente começaram a se sentir enjoadas e tontas. "Mais de 70 meninas foram envenenadas. Estamos investigando o ocorrido. Não está claro por que perderam a consciência", disse Aiman. Segundo a imprensa afegã, as meninas respiraram uma substância química que foi borrifada na área com um spray. 
A fonte consultada pela Efe acrescentou que as vítimas foram levadas a hospitais próximos. Algumas delas já receberam alta médica, mas outras ainda se sentem mal.
Os casos de intoxicações em escolas femininas são bastante frequentes no Afeganistão e geralmente estão cercados de mistério. Em julho do ano passado, pelo menos 100 estudantes perderam a consciência em um incidente parecido nos arredores de Cabul. 
Muitos analistas responsabilizam os talebans por esses acontecimentos, mas porta-vozes dos rebeldes negaram seu envolvimento. Os insurgentes, no entanto, se opõem à educação das meninas e adolescentes, tendo proibido essa prática durante seu regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário