Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Precisão


Você acha que não, mas precisa sim.

Você precisa do feminismo porque um dia, quando tanta gente achava que ele era mais que desnecessário, era imoral mesmo, um grupo de pessoas foi lá e brigou para que você pudesse vestir a roupa que veste hoje, pudesse frequentar a escola de que tanto reclamou na adolescência, pudesse cogitar ir viver com a pessoa de quem gosta - e vejam ainda há quem cogite mas ache que não deve e não pode; essas pessoas que se colocaram em linhas de frente e em bastidores também para que você pudesse deixar de estar com aquela pessoa de quem não gosta mais, depois de tanto tempo (e a gente sabe que "tanto tempo" é uma medida tão imprecisa pra quem está de fora). Então, um dia outras pessoas brigaram e todo dia ainda brigam por isso.

Você precisa do feminismo porque tem gente que apanha todo dia só porque é mulher. Ou criança. Ou gay. Gente que é violentada em vários sentidos e de várias formas só porque tem características específicas e porque há pessoas que acreditam que essas características diminuem, enfraquecem, apodrecem, e isso tudo é passível de violência: o comprimento da roupa, a cor do cabelo, da pele, o tom de voz, as ideias, os desejos, o peso, a idade. Você precisa do feminismo porque há gente no mundo que se considera superior às outras e que acha que essa superioridade não só existe como deve ser provada e afirmada na base da força bruta, do grito forte, da aspereza.

Você precisa do feminismo porque não precisa ser o tempo todo identificado com um ideal masculino que não tem a ver com o que você quer para si; você precisa do feminismo porque quer poder fazer coisas prosaicas como chorar em paz, deixar cabelo crescer, ou dividir as tarefas de casa sem escutar piadas que começam engraçadinhas mas terminam sendo desagradáveis e invasivas; você precisa do feminismo porque não quer ver sendo tratadas como cidadãs de segunda classe as mulheres que conhece, respeita, ama, ou mesmo aquelas que não conhece mas que estão aí pelo mundo.

Você precisa do feminismo porque não quer se casar, ou porque quer casar e não quer ter filhos. Ou mesmo porque quer casar, parar de trabalhar, ter quantos filhos der vontade e ser feliz sem encheção de saco - isso sem falar nas mil possibilidades "intermediárias" e mil arranjos familiares possíveis. Ou mesmo porque quer ter a chance de mudar de ideia quando for o caso.

Você precisa do feminismo porque quer ser mulher. Porque quer ser homem. Ou porque quer ser outra pessoa. E se você quer, você deve poder fazê-lo - como e quando puder.

Você precisa do feminismo porque escolheu esperar. Porque escolheu experimentar. Porque experimentou e decidiu esperar. Ou decidiu experimentar mais um pouco porque nunca é o bastante. Ou então decidiu que não quer esperar nem experimentar.

Você precisa do feminismo porque decidiu que depilar o corpo todo é legal. Você precisa do feminismo porque decidiu que nunca mais depilar é melhor ainda.

Você precisa do feminismo porque as pessoas que começaram quebrando o pau em nome dele te garantiram hoje a possibilidade de fazer escolhas que eram impensáveis pra seus avós. Ou pra seus bisavós.

Você precisa do feminismo porque a vida não precisa ter manual de instruções. Não precisa ter "como fazer". E o feminismo não vai te apontar o caminho, vai só segurar sua mão e vai ficar assim, de mão dada com você pelo caminho que você escolher; ele vai te perguntar "é isso mesmo que você quer agora? Então vambora." E vai com você. Simples assim.

Você pode achar que não necessita do feminismo, mas ele está aí, aqui, ali, em todo lugar, mas maiores ações e nos menores detalhes do dia-a-dia. E se não está, definitivamente deveria estar.

Viver não é preciso, o feminismo é preciso.

http://telaeteclado.blogspot.com.br/2013/03/precisao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário