Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 2 de maio de 2013


Saiba como fugir de padrões mentais negativos

por Emilce Shrividya Starling

"O ponto do poder para as mudanças positivas está no agora. Importante é o que estamos escolhendo pensar, acreditar, falar e fazer nesse momento presente. Esses pensamentos, crenças e palavras criarão nosso futuro"

A Filosofia do Yoga nos ensina que somos responsáveis por tudo em nossas vidas, desde o melhor até o pior.

Cada pensamento que temos está criando nosso futuro. Nossas experiências são criadas através dos pensamentos, sentimentos, emoções e palavras.

Muitas pessoas criam as situações desagradáveis e depois culpa os outros por suas frustrações. Culpam os acontecimentos e a vida. Mas é preciso entender que ninguém, nem nenhuma coisa ou lugar tem poder sobre nós, pois somente nós somos os pensadores em nossa própria mente. Nós criamos nossa realidade e nossas experiências com nossos pensamentos.

Se criarmos tranquilidade, harmonia e equilíbrio em nossas mentes, nós os vivenciaremos em nossas vidas. Mas, se alimentarmos a raiva, a inquietação, a desarmonia, encontraremos insatisfação dentro de nós e em nossos dias.

O que acreditamos sobre nós mesmos e sobre a vida, torna-se verdade para nós. O que damos, nós recebemos.

Quando somos crianças aprendemos como devemos nos sentir em relação a nós mesmos e sobre a vida. Se formos criados por pessoas infelizes, raivosas, medrosas, aprenderemos sentimentos negativos sobre nós e o sobre o mundo.

Não devemos culpar nossos pais ou professores por nos terem transmitido crenças negativas desde pequenos. Eles devem ter feito o melhor que puderam com o que lhes foi ensinado quando eram crianças. Eles não podiam nos ensinar algo que não conheciam.

Se nós ouvirmos com compaixão sobre a infância deles, vamos entendê-los melhor e saber de onde surgiram seus medos e padrões mentais rígidos. Perdoá-los nos liberta de mágoas e abre nossos corações para sermos mais alegres. 

Por que sofrer no presente porque alguém nos magoou no passado? Precisamos escolher nos libertar do passado e sentir disposição para perdoar a todas as pessoas e também a nós mesmos. Isso é sabedoria. 

Passado é passado. Não podemos mudá-lo, mas podemos mudar os efeitos do passado modificando nossos pensamentos sobre o passado.

Muitas crenças negativas criam uma vida frustrante: "Eu sou incapaz"; "Sou desastrado".

"Se sentir raiva, sou uma pessoa má"." Não mereço ser feliz"; "Não existe felicidade no amor". 

Se algumas dessas afirmações parecem com você, não as alimente mais. Cada uma dessas crenças criaram experiências e sentimentos negativos. Não acredite mais nelas. Duvide delas quando surgirem em sua mente.

Observe quantas vezes se recusou a pensar algo positivo sobre você mesmo. Perceba quantas vezes você diz para você mesmo: "Não faço nada direito"; "É tudo minha culpa"; "Eu não sou bom o bastante".

Da mesma maneira você pode se recusar a pensar algo negativo sobre si mesmo. Pare de se culpar e descubra seu próprio valor. Mude seus padrões mentais para: "Eu sou eficiente"; "Eu gosto de mim";
"Eu sou competente"; "Eu mereço amar e ser amado". 

Podemos e devemos modificar nossos padrões mentais negativos purificando nossa mente e dissolvendo as mágoas, críticas, culpa que são muito prejudiciais. As emoções negativas do medo, da culpa, do ressentimento causam muitos problemas em nossa saúde física e mental. A liberação desses pensamentos negativos pode remover até doenças que muitas vezes são criadas por esses antigos padrões mentais.

Se você estiver doente, descubra dentro de seu coração quem você precisa perdoar. Comece agora a praticar essas frases mesmo que não sinta ainda o perdão. O poder das afirmações do perdão é tão poderoso que logo você vai sentir a diferença em você.

O Yoga afirma que geralmente as doenças têm origem num estado de não perdão. Assim "sempre que ficamos doentes, precisamos olhar à nossa volta para vermos a quem precisamos perdoar".

Mesmo que não saiba como perdoar ou não queira, só o fato de dizer que está disposto a perdoar dá início ao processo do perdão e da cura.

Mentalize essas afirmações várias vezes ao dia: "Eu o (a) perdoo e o (a) liberto"; "Eu o (a) perdoo e você me perdoa"; "Eu e você somos um só perante Deus e oro sinceramente pela sua felicidade". 

Entenda que ao orar para que o outro seja feliz, você se liberta da raiva, do ódio e das mágoas. E essa liberação cura seu corpo e sua alma.

No 'agora" estão as chaves para as mudanças positivas com o poder do perdão e o desenvolvimento da autoaceitação e autoaprovação.

Quando realmente aprendemos a nos amar a nossa saúde melhora, nossos relacionamentos se harmonizam e tudo funciona bem. Precisamos dissolver as emoções negativas do passado, nos perdoando e perdoando os outros.

No momento presente está o poder da mudança. Esse momento é um ponto de começo para você se transformar e cortar na raiz os pensamentos que criam frustrações e limitações.

Esteja disposto e decidido a abandonar a crença que não merece ser feliz no amor ou na profissão. Em vez disso, afirme para si mesmo: "Sou competente"; "Tenho sucesso no meu trabalho"; "Sou digno de amor"; "Mereço amar e ser amado"; "Acredito no amor".

Ao pensar assim, você atrairá pessoas amorosas para sua vida e expressarás mais amor pelos outros.

Nosso passado já acabou e não pode ser modificado. O ponto do poder para as mudanças positivas está no agora. Importante é o que estamos escolhendo pensar, acreditar, falar e fazer nesse momento presente. Esses pensamentos, crenças e palavras criarão nosso futuro. 

Portanto, observe o que pensando agora. É negativo ou positivo? Você quer que esses pensamentos criem seu futuro?

Comece agora a ser mais alegre e confiante. Descubra seus pontos positivos e acredite mais em você. 

Alguém comentou com William James, filósofo e psicólogo americano: "Você é a única pessoa feliz que conheço. Tem sempre um sorriso nos lábios, mesmo em face às maiores dificuldades.".

E, William James respondeu: "Eu não vivo sorrindo porque sou feliz. Eu sou feliz porque vivo sorrindo". 

Contemple isso e comece a sorrir mais. Agradeça mais em vez de reclamar. Esteja mais presente nas atividades diárias e desfrute com agradecimento das pequenas coisas da vida. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário