Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 9 de maio de 2013


SPM integra debate sobre desenvolvimento e mulher negra


Secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, foi debatedora em uma das mesas- redondas. Evento promove reflexão sobre inclusão racial e de gênero, como atividade preparatória da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com informações da Ascom Seppir

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) participou, nesta terça-feira (07/05), do seminário “Desenvolvimento e Mulher Negra”, em São Paulo. Realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), o encontro promoveu reflexão e diálogo sobre inclusão racial e de gênero no país.

A atividade foi aberta pela ministra da Seppir, Luiza Bairros, e por representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

Para desmembrar o tema desenvolvimento e mulher negra, a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, foi uma das debatedoras de uma das mesas-redondas, juntamente com Leci Brandão, deputada estadual (PCdoB/SP). A palestra foi proferida por Guacira César de Oliveira, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), e teve como moderadora a subsecretária de Igualdade Racial do município de São Paulo, Matilde Ribeiro.

A rodada de palestras se iniciou com Sueli Carneiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. A mesa-redonda foi moderada por Mônica Oliveira, diretora de Programas da Seppir.

Encontros preparatórios – O seminário é o quarto de uma série de discussões, que acontece em todo o Brasil, promovida pela Seppir. O evento já aconteceu em Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE). Integra a programação comemorativa dos dez anos de criação da Seppir e a etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

Agenda – Em maio, a Seppir realiza outros dois seminários.  Em Belém (PA), no dia 17, o debate é sobre ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’. Para discutir ‘Oportunidades para a Juventude Negra’, Porto Alegre (RS) sedia o último evento da série, no dia 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário