Público prioritário é definido pela Organização Mundial de Saúde: mulheres de 50 a 69 anos. SUS não restringe acesso nas outras faixas etárias
Com informações do Ministério da Saúde
A oferta gratuita de mamografia é garantida a todas as mulheres brasileiras, independente de faixa etária, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O público prioritário para realização do exame é formado pelas mulheres entre 50 e 69 anos, conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é seguida pelo Ministério da Saúde. Essa prioridade é baseada em pesquisas: a partir dos 50 anos o tecido mamário é substituído pela gordura e a visualização de um possível tumor é mais nítida.
As mulheres de 50 a 69 anos têm indicação para fazer mamografia bilateral de rastreamento sem necessidade de pedido médico e sem apresentação de sintomas ou histórico de câncer na família. O rastreamento prioritário em mulheres com 50 anos ou mais é usado também em outros países, como França, Suécia, Canadá e Japão.
Nas outras faixas etárias, também é possível realizar este mesmo exame, desde que as mulheres já tenham apresentado sintomas ou histórico de câncer na família. Outro exame, a mamografia unilateral, tem a finalidade de diagnóstico, avaliação do estágio do tumor e acompanhamento de doente operada de câncer de mama. Esse teste pode ser indicado para a mulher, em qualquer faixa etária, em uma ou nas duas mamas ao mesmo tempo e é feito a partir de solicitação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário