Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Temer criou primeira estrutura de defesa da mulher em 1985

O então secretário de Segurança de São Paulo, Temer teve a ideia após receber reclamações de mulheres por mal atendimento em delegacias comuns
por Portal BrasilPublicado
: 27/05/2016
Vinte e um anos antes da entrada em vigor da Lei Maria da Penha — criada em 2006 para combater de forma mais rígida casos de violência física e psicológica a mulheres no ambiente doméstico — o presidente interino Michel Temer criava a primeira Delegacia de Defesa da Mulher no Estado de São Paulo.
Então secretário de Segurança Pública do governo paulista, Temer lembra que teve a ideia após receber um grupo de mulheres que reclamava do mau atendimento por parte de delegados. “Pensei, então, porque não crio uma delegacia com uma mulher delegada, três ou quatro escrivãs mulheres e 10, 15, 20 investigadoras mulheres?”
Temer então redigiu um ofício com a ideia montada e a encaminhou para o então governador, Franco Montoro, que “se entusiasmou e assinou imediatamente” o decreto, lembra o presidente interino. 
Durante homenagem aos 30 anos de criação da primeira delegacia do tipo no ano passado, a delegada Rosemary Corrêa primeira chefe da DDM, disse ter percebido a importância da delegacia. “Foi o primeiro canal oficial aberto que a mulher tinha para fazer as suas denúncias. E elas eram atendidas por mulheres policiais, que entendiam melhor o problema que estavam trazendo”, disse na ocasião. 
A partir da criação da delegacia, o governo passou a ter ciência e a enxergar a violência sofrida pelas mulheres, tanto agressões físicas quanto discriminações e ofensas. Para atendê-las integralmente, criou-se um setor de assistência social, dentro da própria delegacia, além de um abrigo para mulheres que não podiam voltar para casa por medo de serem mortas pelo marido. “Tudo começou a aparecer depois que se mostrou a realidade que muitas mulheres viviam dentro de casa”, afirmou Rosemary.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil.
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário