Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Clipe de cantora gospel com mulher que perdoa agressão do marido é criticado por normalizar violência

por: Yuri Ferreira
O clipe ‘A Voz’ da cantora gospel Cassiane causou polêmica: no videoclipe, uma mulher perdoa a agressão do marido alcoólatra porque ele entrou na Igreja. A obra foi duramente criticado por não apresentar em nenhum momento uma denúncia a polícia ou apresentar instruções para mulheres que sofrem com a violência doméstica.

Clipe não aborda denúncias e ‘perdoa’ agressor por causa da religião; produção foi criticada nas redes sociais

Na história, a personagem principal sofre em um relacionamento abusivo, que culmina numa agressão. Ao fim do clipe, ela envia um bilhete para o agressor com a seguinte mensagem: “Reconheça a voz de Deus. Deixa ela estremecer o seu coração. O timbre santo do Senhor há de te curar, pois Ele é a voz que restaura a vida. Oro por você. Perdoo você”, diz o bilhete lido pelo agressor no vídeo.
Veja um trecho do clipe:
Dezenas de mulheres criticaram a postura do clipe, que só apresenta uma recomendação de denúncia na descrição do vídeo na plataforma do Youtube. Nos comentários da postagem, milhares de internautas e em especial mulheres cristãs criticam a ideia do clipe:

[gatilho] vi o clipe da Cassiane que estão comentando. eu creio sim que o Espírito Santo pode transformar um homem agressivo, mas NUNCA às custas do sangue ou do cadáver de uma mulher. mulheres, disque 180 e denunciem.
— Bruna Santini (@brunasantini) July 18, 2020
Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública observou que no Twitter, o número de relatos de brigas de casal aumentou 431% entre fevereiro (mês anterior a pandemia) e abril (logo após o começo da quarentena). Entretanto, o Disque 180 registrou uma queda de 8% nas denúncias, indicando que a subnotificação de violência doméstica e o desencorajamento às denúncias podem estar aumentando a impunidade de homens que agridem suas companheiras. Os casos de agressão contra a mulher subiu 50% com confinamento por coronavírus no Rio de Janeiro.
A cantora Cassiane reconheceu que errou em um longo texto no Instagram, mas, até o momento da publicação dessa reportagem, o clipe continuava no ar. “Sou humilde e aceito que houve uma falha, um erro em não expor sobre a denúncia explicitamente. Reafirmo que sou totalmente a favor da denúncia! Quem acompanha a minha história, saberia que eu apoio a denúncia de qualquer tipo de crime!”, afirmou.
Para denunciar casos de violência doméstica, disque 180 – Central de Atendimento à Mulher. O dever da denúncia é de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário