Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Aula Aberta #15 - Corpo, diferença e deficiência: (novos?) desafios na pandemia


Que desafios estes tempos de pandemia colocam para a vida de pessoas com deficiência e as reflexão sobre o tema? Esses desafios são exatamente novos? Como questões relacionadas a gênero, sexualidade e outras diferenças se articulam com deficiências na relação com esses desafios?
Para essa conversa, contamos com um time maravilhoso de pesquisadoras/es sobre o tema:
Anahí Guedes de Mello - doutora em Antropologia Social pela UFSC. É também pesquisadora associada da Anis - Instituto de Bioética; e coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia.
Carolina Branco Ferreira - mestre e doutora em Ciências Sociais, Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) - Unicamp/CAPES, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp, membro do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp
Julian Simões - Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e foi pesquisador visitante na Universitat Autònoma de Barcelona. É bolsista Fapesp de Pós-Doutorado junto ao PPGCS da Unifesp e integra o Comitês Deficiência e Acessibilidade da ABA. Realizou pesquisa nas temáticas de gênero, sexualidade e deficiência intelectual.
Título da Apresentação: Entrecruzando gênero, sexualidade e deficiência: apontamentos a partir de uma trajetória de pesquisa.
Marco Antônio Gavério - cientista social, mestre e doutorando em Sociologia pela UFSCar. Investiga, a partir de perspectivas sociológicas, aspectos culturais e históricos em torno do tema da deficiência. Assim, tem observado como essa categoria emerge em correlação às teorizações e práticas sobre o corpo, a sexualidade e, mais atualmente, a saúde.
Pedro Lopes - doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (Numas/USP) e professor da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Mediação: Anna Paula Vencato, professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário