É fato que as mulheres são minoria nos principais cursos de exatas, como no de engenharia, e maioria em vários cursos de humanas, como no de psicologia.
Mas o que explica isso? Sempre foi assim?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
OUÇA (46min 35s)
*
CONVIDADAS ESPECIAIS
Ana Paula Terada
Bacharel em Administração e Economia pela FAAP e Bacharel em Estatística pelo IME-USP. Atualmente é analista quantitativa do Banco Safra na área de asset management e também aluna de pós-graduação no IME-USP.
Roberta Arcoverde
Bacharel em Ciência da Computação pela Un Federal de Pernambuco, mestre em Computação pela PUC-RJ. desenvolvedora de software há mais de uma década. Desde 2014 faz parte do time que mantém um dos sites mais acessados do mundo, o Stack Overflow e também é co-host do podcast sobre tecnologia Hipsters Ponto Tech.
Dra. Rosangela Ghiringhelli
Graduada em Ciencias da Computação pelo IME USP (1978) e em Fonoaudiologia pela USP (2006). Meste e Doutora em Ciências pelo Programa de pós graduação em Disturbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Tem experiência área de Fonoaudiologia, com ênfase em Próteses Auditivas e em Otoneurologia, trabalhando com equilíbrio e reabilitação vestibular e também na área de Ciência de Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas aplicados.
========
Download | iTunes | Android | Feed
Edição: Reginaldo Cursino
========
REFERÊNCIAS
Overconfidence and gender gaps in redistributive preferences: Cross-Country experimental evidence
Sex Bias in Neuroscience and Biomedical Research
Are there any gender differences in the hippocampus volume after head-size correction? A volumetric and voxel-based morphometric study
A meta-analysis of sex differences in human brain structure
Sex beyond the genitalia: The human brain mosaic
The neuroscience of human intelligence differences
Is There a Gender-Equality Paradox in Science, Technology, Engineering, and Math (STEM)? Commentary on the Study by Stoet and Geary (2018)
Corrigendum: The Gender-Equality Paradox in Science, Technology, Engineering, and Mathematics Education
Reply to Del Giudice et al., Chekroud et al., and Rosenblatt: Do brains of females and males belong to two distinct populations?
Emotional, physical, and sexual abuse in patients visiting gynaecology clinics: a Nordic cross-sectional study
Sex Differences in Variability in General Intelligence
Sex Differences in the Adult Human Brain: Evidence from 5216 UK Biobank Participants
Neuropsychological Interventions for Decision-Making in Addiction: a Systematic Review
Gender differences in depression: perspectives from neuropsychology
Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?
he Gregorc Style Delineator: Internal Consistency and its Relationship to Kirton’s Adaptive-Innovative Distinction. Educational and Psychological Measurement, 48(4), 1043–1049.
The Influence of Teaching Instruction and Learning Styles on Mathematics Anxiety in the Developmental Mathematics Classroom
Gender differences in learning styles: Nurturing a gender and style sensitive computer science classroom
Gender and Gender Identity Differences in Learning Styles
Inteligence
Sex differences in personality are larger in gender equal countries: Replicating and extending a surprising finding
Study habits and academic achievement among medical students: A comparison between male and female subjects
Hormonal regulation of circuit function: sex, systems and depression
Do Psychological Sex Differences Reflect Evolutionary Bisexual Partitioning?
Algoritmo G – Mulher não é boa em exatas
Naruhodo #90 – O que é inteligência?
Naruhodo #84 – O que leva uma pessoa a ser transgênero?
Naruhodo #211 – O que são crianças superdotadas?
Naruhodo #23 – Homens e Mulheres tem cérebros diferentes?
Naruhodo #178 – O que é ser normal?
Naruhodo #183 – É possível juntar exatas, humanas e biológicas numa nova ciência? – Parte 1 de 2
Naruhodo #184 – É possível juntar exatas, humanas e biológicas numa nova ciência? – Parte 2 de 2
Podcasts das #Minas: O PÓDIO É DELAS
#MulheresPodcasters
Nenhum comentário:
Postar um comentário