Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 19 de setembro de 2020

Como a maternidade impacta o avanço das mulheres no mercado de trabalho

 No primeiro podcast de Marie Claire e em uma série de três episódios que têm o apoio da Salesforce, empresa de software sob demanda, Laura Ancona Lopez e convidadas discutem oportunidades, desafios e soluções, sempre sob o ponto de vista da mulher e do trabalho

REDAÇÃO MARIE CLAIRE

DO HOME OFFICE

06 AGO 2020 

Marie Claire agora tem podcast! Neste primeiro episódio, Laura Ancona Lopez, diretora de redação da revista, recebe Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, e Priscila Castanho, diretora regional de Employee Success Business Partner da Salesforce para a América Latina, para falar sobre maternidade e carreira, temática essencial para a mulher no mercado de trabalho.

A pandemia do novo coronavírus intensificou a discussão sobre sobrecarga física e mental das mães que trabalham. A carga mental, aliás, é um tópico importante aqui, porque ela define um trabalho invisível, de planejamento das tarefas domésticas e do gerenciamento familiar. Com o isolamento social, sobrecarregou-se ainda mais as mães que trabalham - e, claro, puderam continuar trabalhando de forma remota. O excesso de funções é tão grande que especialistas já nao falam mais em jornada dupla ou tripla, e sim em contínua. Nela, a mulher só não trabalha quando dorme. E ela está dormindo pouco.

Mas esse aspecto que a pandemia acentuou, não aconteceu somente em decorrência dela. O problema é antigo. No episódio, apresentamos um panorama geral do que acontecia antes, mapeamos ações bem-sucedidas que buscam diminuir essa desigualdade e, principalmente, tentamos entender de que forma podemos acelerar essas ações para que as mulheres não saiam da pandemia ainda mais desiguais e vulneráveis

Entre os destaques, Mafoane explica por que a maternidade é um tipo de ativismo e também de feminismo. "Entre ser executiva de uma multinacional e ser mãe, a gente tem que ter a possibilidade de escolher as duas coisas", entende ela. Já Priscila ressalta os ganhos da licença-família, política adotada pela Salesforce para envolver todos os integrantes do núcleo familiar na maternidade.

Aperte o play para ouvir e compartilhe nas redes sociais marcando Marie Claire o que achou deste primeiro episódio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário