Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 1 de maio de 2013


Agência dos EUA libera venda de pílulas do dia seguinte a adolescentes

Jovens a partir de 15 anos poderão comprar remédio sem receita médica.
Medicamento pode evitar gravidez se tomado até 72 h após relação sexual.

Do G1, em São Paulo

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês), anunciou em comunicado divulgado nesta terça-feira (30) que concedeu autorização para a venda da pílula do dia seguinte a adolescentes a partir de 15 anos, sem a necessidade de receita médica.
A autorização revisa uma decisão da própria FDA, de 2011, que havia proibido a venda livre da pílula a jovens, sem limite de idade. A restrição foi anulada em 5 de abril por um juiz da Corte de Nova York.
A FDA informou no comunicado que sua decisão não está relacionada à decisão judicial, mas responde a uma solicitação para regulamentar a venda deste medicamento da fabricante Teva Pharmaceuticals. A companhia havia pedido inicialmente que fosse permitida a venda livre da pílula a todas as mulheres em idade reprodutiva, sem importar sua idade.
Esta autorização marca um novo capítulo sobre o acesso ao anticoncepcional, em uma batalha que já dura dez anos no país. O medicamento pode evitar a gravidez se for tomado em até 72 horas após a relação sexual sem proteção.
Em dezembro de 2011, a agência esteve a ponto de permitir a venda livre de uma pílula chamada Plan-B One-Step, fabricada pelo laboratório Teva Pharmaceuticals, mas sua iniciativa foi bloqueada rapidamente pelo departamento de Saúde e Serviços Sociais dos EUA, ante a pressão de grupos conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário