Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 10 de maio de 2013


CAMPANHA DA BOMBRIL É DENUNCIADA AO CONAR POR SEXISMO

POR SILVIA BALIEIRO

AS DENÚNCIAS AFIRMAM QUE O COMERCIAL FAZ APOLOGIA AO "ÓDIO AO HOMEM"

Uma campanha da Bombril que brinca com a diferença entre homens e mulheres foi considerada sexista por um grupo de consumidores. Eles fizeram reclamações formais ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), alegando que a propaganda faz apologia ao “ódio ao homem”.
Cerca de 40 pessoas, a maioria homem, denunciou o anúncio em que as humoristas Monica Iozzi e Dani Calabresa aparecem com Carlos Moreno defendendo a “superioridade” das mulheres em relação ao homem. No vídeo elas falam: "Tudo que os homens fazem, as mulheres também fazem. Só que um pouquinho melhor".
As reclamações foram recebidas no dia 9 de abril pelo conselho. Agora, o grupo espera uma defesa da Bombril para julgar o comercial e decidir se ele deverá ou não ser tirado do ar.
Segundo o Conar, o veredicto sobre o caso deve sair até o próximo mês.

Replay
Esta não é a primeira vez que a Bombril enfrenta o Conar uma ação alegando sexismo em suas propagandas. Em 2011, cerca de 400 consumidores reclamaram de uma propaganda muito parecida com esta que está no ar, que era feita com Dani Calabresa, Monica Iozzi e Marisa Orth.
No filme, as mulheres criticavam os costumes dos homens de forma bem humorada. Mas nem todo mundo gostou e o Conar precisou julgar o caso. À época, a Bombril foi absolvida e o comercial continuou a ser veiculado.
Procurada, a Bombril disse que já apresentou sua defesa ao Conar e está tranquila em relação ao desfecho do caso. "Esta campanha tem a mesma mensagem da anterior, feita em 2011, que foi absolvida por unanimidade duas vezes", afirmou Marcos Scaldelai, diretor comercial de marketing e P&D da Bombril.
Segundo o executivo, as reclamações vieram de um grupo muito pequeno de pessoas, que atua nas redes sociais contra a valorização das mulheres. "Nossa campanha não tem nada de sexista ou discriminatório. Ela traz apenas a linguagem do nosso momento, com as mulheres pedindo uma maior participação dos homens nos trabalhos domésticos", afirmou Scaldelai.

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/05/campanha-da-bombril-gera-reclamacoes-de-sexismo-ao-conar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário