Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ivete Sangalo será Embaixadora da ONU no Brasil na luta contra o tráfico de pessoas

Publicado em 
Por sugestão do Ministério da Justiça, a cantora baiana será nomeada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) como Embaixadora Nacional da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas, durante o lançamento da Campanha Coração Azul no Brasil.
Ivete Sangalo - entre o representante do UNODC, Rafael Franzini, e o coordenador residente da ONU, Jorge Chediek, faz o símbolo da Campanha  Coração Azul. Foto: UNODC
Ivete Sangalo – entre o representante do UNODC, Rafael Franzini, e o coordenador residente da ONU, Jorge Chediek, faz o símbolo da Campanha Coração Azul. Foto: UNODC
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Ministério da Justiça escolheram Ivete Sangalo para representar a luta contra o tráfico de pessoas no Brasil. A cantora receberá o título de Embaixadora Nacional da Boa Vontade para Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas diretamente do Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, que está no Brasil esta semana para formalizar a criação do novo Escritório de Ligação e Parceria do UNODC junto ao governo brasileiro.
“Ivete Sangalo é uma das mais respeitadas, populares e bem-sucedidas artistas do Brasil”, disse Fedotov. “Sua música transcende as fronteiras brasileiras. Ela já recebeu 14 nomeações e ganhou um Grammy Latino durante sua impressionante carreira. Aguardamos com grande expectativa que ela empreste seus talentos notáveis à luta contra o tráfico de pessoas.”
Como guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seus protocolos contra o contrabando de migrantes e tráfico de pessoas, o UNODC é um ator global chave na luta contra essa forma moderna de escravidão.
Ivete será oficialmente nomeada por Fedotov na quinta-feira, 9 de maio, durante o lançamento nacional da Campanha Coração Azul, que tem como objetivo mobilizar a opinião pública para combater o tráfico de pessoas. Implementada pelo UNODC em 10 países, a campanha tem como símbolo o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.
O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU em combater o tráfico de pessoas. O lançamento da campanha será realizado no Ministério da Justiça, em Brasília. São parceiros da campanha a Secretaria de Direitos Humanos, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Rede Globo.
O tráfico de pessoas é um crime que explora impiedosamente mulheres, crianças e homens para inúmeros propósitos, incluindo trabalho forçado e sexo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em todo o mundo, mais de 20 milhões de pessoas sejam vítimas de trabalho forçado, incluindo vítimas de tráfico humano para exploração sexual e de trabalho.
Segundo o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2012, publicado em dezembro pelo UNODC, 27% de todas as vítimas de tráfico de pessoas oficialmente detectadas no mundo entre 2007 e 2010 eram crianças.
No Brasil, o trabalho escravo corresponde a dois terços dos inquéritos relacionados a tráfico de pessoas instaurados pela Polícia Federal entre 2005 e 2011, de acordo com um estudo elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com o UNODC.

O que é o UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) implementa medidas determinadas pelas três convenções internacionais de controle de drogas e pelas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.
O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

Mais informações

Ana Paula Canestrelli – Assessora de Comunicação do UNODC
Email: anapaula.canestrelli@unodc.org
Tel: (61) 3204-7206

Carolina Valadares – Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça
Email: carolina.valadares@mj.gov.br
Tel. 61 2025 3315
Tel. 61 2025 3135

Valéria Schilling, UNIC Rio de Janeiro
Email: valeria.schilling@unic.org
Tel: 21-2253-2211

Nenhum comentário:

Postar um comentário