Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 7 de maio de 2013


Parteiras salvam vidas de 300 mil mulheres e 3 milhões de crianças por ano, afirma agência da ONU

Investir em parteiras salva vidas. Foto: UNFPA
Investir em parteiras salva vidas. 
Foto: UNFPA
“Diferenças econômicas, desigualdades nos países e inacessibilidade dos serviços em algumas áreas contribuem para a escassez de cerca de 350 mil parteiras num momento em que o mundo mais precisa delas”, disse o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Confederação Internacional de Parteiras, em uma declaração conjunta para lembrar, no dia 5 de maio, o Dia Internacional da Parteira.As parteiras podem fazer a diferença entre a vida e a morte para centenas de milhares de mulheres todos os anos, afirmou a agência de população das Nações Unidas nesta segunda-feira (6), reconhecendo o seu papel fundamental na melhoria da saúde materna, planejamento familiar e assistência durante as emergências humanitárias.
Segundo a UNFPA, parteiras salvam as vidas de cerca de 300 mil mulheres e 3 milhões de crianças por ano. Elas também são fundamentais para garantir o acesso universal ao planejamento familiar voluntário e isso, por si só, poderia ajudar a prevenir 87 milhões de casos de gravidez indesejada, bem como abortos inseguros e mortes maternas.
A UNFPA apoia o Governo para treinar parteiras em diversas instituições de formação em saúde, com o apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional. “Esperamos que nos próximos quatro a cinco anos, cerca de 500 profissionais da saúde se formem nessas instituições, incluindo 200 a 300 parteiras”, disse o Vice-Representante do UNFPA no Sudão do Sul, Bannet Ndyanabangi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário