Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A gangorra emocional feminina

JOEL RENNO
Quarta-Feira 18/06/14

Que as mulheres são mais vulneráveis a vários transtornos mentais e que há diferenças cerebrais anatômicas e funcionais já está definido pela ciência. Alguns transtornos mentais como depressão e ansiedade podem atingir as mulheres de 2 a 3 vezes mais que os homens. Por que tais diferenças existem e como explicar tais diferenças sem que [...]

Que as mulheres são mais vulneráveis a vários transtornos mentais e que há diferenças cerebrais anatômicas e funcionais já está definido pela ciência. Alguns transtornos mentais como depressão e ansiedade podem atingir as mulheres de 2 a 3 vezes mais que os homens.
Por que tais diferenças existem e como explicar tais diferenças sem que o sexo feminino seja novamente tratado com o estigma da inferioridade biológica?
Definitivamente, esse é um grande desafio. Sabemos que algumas mulheres são mais predispostas a transtornos mentais em períodos de oscilações dos níveis hormonais como o pré-menstrual, pós-parto e perimenopausa (de 5 anos antes da menopausa até 1 ano após o início da menopausa). Mulheres também costumam ser mais vítimas, na infância e adolescência, a traumas e abusos físico e sexual que funcionarão como “gatilhos estressores” desencadeadores de episódios depressivos e ansiosos mesmo anos mais tarde.
Embora o corpo caloso (estrutura que divide o cérebro nos hemisférios direito e esquerdo e os integra) seja mais espesso nas mulheres e permite, portanto, uma maior e melhor conexão entre os hemisférios cerebrais femininos (não por acaso as mulheres conseguem desempenhar várias atividades simultâneas como cuidar dos filhos, atender o telefone e ao mesmo tempo preparar um gostoso alimento), na atualidade a frequência e intensidade de estímulos nas mulheres ultrapassa qualquer limite razoável do seu complexo sistema nervoso central. Há exigência de múltiplos papéis para que a mulher contemporânea consiga se impor: executiva de destaque, super mãe, amante sensacional e extremamente prendada nos afazeres domésticos. Essas inúmeras cobranças, muitas ainda oriundas de um universo machista, podem deixar muitas mulheres angustiadas ao extremo e levá-las a crises de ansiedade ou em graus extremos a crises de pânico.
As mulheres costumam, porém, procurar ajuda médica precoce e isso as favorece em situações de tratamento e prevenção.
Os vilões hormonais podem, em outras situações, ser até protetores como no autismo e na esquizofrenia que são, ao contrário, menos frequentes nas mulheres.
É fundamental que a sociedade não rotule as mulheres como descontroladas ou até mais incapazes que os homens só porque elas têm uma frequência maior de vários distúrbios mentais. Sempre digo a todos os meus pacientes que pessoas inteligentes, vencedoras e sensíveis também podem sofrer de transtornos mentais como qualquer mortal e isso jamais pode ser utilizado como motivo para desqualificá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário