Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 22 de junho de 2014

5 minutos dentro da cabeça de uma mãe



MAE

Bunmi Laditan 19/06/2014 

Que horas são? Que dia da semana é? Nossa, essa cama está tão gostosa. Por que eu não posso ficar deitada o dia todo? Isso é que seriam férias perfeitas. Que se dane o Caribe, eu só quero a minha cama. Minha cama com Netflix e cheesecake. E batata frita. Mmm. Empadas. E sangria. Nunca vou ficar magra. De repente eu deveria fazer aquele desafio da barriga chapada do Facebook. Estou precisando falhar em alguma coisa nova. Acho que eu deveria fazer um desafio de sobremesas. Experimentar uma nova sobremesa todo dia.

Qual a razão da briga essa vez? Uma caneta marca-texto? Com uma sala cheia de brinquedos que não me custaram pouco, essas crianças estão brigando por uma caneta? E por falar em brinquedos, eu deveria lavar os bichinhos de pelúcia deles. E se estiverem cheios de ácaros? E se houver uma comunidade inteira de ácaros vivendo por trás dos olhos do Ursinho Carinhoso? Uma comunidade de ácaros com rodovias e infra-estrutura e políticos ácaros escolhidos por eleição? Eu preciso ser mais cuidadosa com essas coisas. Eu queria tanto ser uma mãe normal, responsável, como essas mães blogueiras. Eu não fiz uma mesa sensorial para o meu bebê e nem enchi uma travessa de gelo com comidinhas super coloridas e saudáveis para o meu bebê.

Bem, o que eu preciso fazer hoje... retornar algumas ligações, responder emails, responder mensagens de texto de vários dias atrás... As pessoas devem achar que sou super mal-educada. Eu preciso me organizar. Preciso organizar essa casa inteira. Esse quarto está uma bagunça. Vi no programa da Oprah que o seu quarto é um reflexo do seu casamento. Deus, por favor, não deixe que isso seja verdade. Eu preciso me desfazer de algumas coisas. No mínimo preciso guardar toda essa roupa lavada. A coisa está feia quando você não tem mais cesto de roupa e começa a usar aquelas caixas plásticas transparentes. Mas primeiro eu preciso tirar todas as roupas de todas as gavetas e tirar o que não usamos. Não aguento mais ver minha filha de 4 anos usando calça de 2. Mas até que fica parecendo uma capri, né? É que eu detesto me desfazer de roupas. De repente a gente devia ter mais um bebê. Não sinto que encerrei ainda. Eu me sinto louca e estressada, mas não sinto que fechei a fábrica. Será que precisaríamos de um carro maior? Eu me recuso a dirigir um carro grande.

As crianças precisam comer fruta hoje de manhã, com certeza. Morangos. Pena que não são orgânicos. Os morangos não estão na lista das frutas 'sujas', cheias de agrotóxicos? Deve ser melhor comer ar do que um morango não-orgânico. Devo ter comprado agrotóxico em forma de morango. Bombas tóxicas cheias de veneno com formato de morango. Vou dar uma lavadinha neles primeiro.

Eu preciso limpar a geladeira. E o freezer. A gente nunca vai comer essas coisas. Eu detesto que a gente acaba desperdiçando tanto. O que eu faço para o jantar de hoje? Já fiz macarronada... frango... ninguém gosta do meu bolo de carne. Precisamos comer menos carne. Estou matando a minha família. Massa? Mas glúten é ruim, certo? Arroz. Arroz com... sei lá. De repente eu peço uma pizza. Já cozinhei três noites seguidas e mereço uma folga. Pizza, com certeza.

Eu queria ser mais parecida com a minha cunhada. Ela é tão organizada. A minha casa, por outro lado - parece que as roupas foram vomitadas pela casa inteira. Hoje com certeza é dia de passar o pano na casa. Ontem a noite acho que vi uma bola de poeira rolando pela sala de TV como a gente vê os galhos rolando no deserto em filmes antigos de Faroeste. Mas antes eu preciso ir ao mercado comprar vinagre. Eu deveria jogar fora todos os meus produtos de limpeza super tóxicos. Esses produtos químicos devem estar prejudicando a saúde do bebê. A culpa vai ser minha se um dia ele tiver algum problema. Que bobagem essa minha paixão por "Essência de Frescor". O que é mesmo "Essência de Frescor"? A "Essência de Frescor" não deveria ser sem cheiro? Ah, mas eu me sinto tão realizada com o cheiro da "Essência de Frescor". Sinto que fiz algo. O nome devia ser "Essência do Progresso" ou "Essência da Tentativa".

Preciso comprar mais chupetas. Nessa altura do campeonato estou achando que elas evaporam. Talvez algumas criaturas apareçam em casa a noite e roubam as chupetas para as suas criaturinhas. Por falar em criaturas, eu deveria inscrever as minhas para a colônia de férias hoje. Tomara que o prazo não tenha acabado ainda. Eu nem acredito em como a colônia está cara esse ano. Eu entendo porque algumas mães acabam tendo que fazer striptease para complementar a renda. Não passou um filme com uma história assim? Fazendo Striptease Para Pagar A Colônia De Férias?

A família inteira está precisando fazer check-up médico. Bem que os médicos podiam atender em casa. Mas aí eu teria que fazer faxina. De repente só borrifar um pouco da "Essência de Tentativa" pela casa.

Ok, se não me levantar agora vamos nos atrasar. Caramba, preciso abastecer o carro. Já estou com o tanque no vermelho. Ai, porque eu sempre deixo para o último minuto? Ah, é, eu está correndo para chegar em casa e fazer o jantar.

As crianças querem o café da manhã. Eu ainda não ouvi o bebê? Será que ele está bem? Espero que ele esteja bem. Será que ele acordou durante a noite? Eu não lembro. Ai ai... mas e se eu entrar lá e... ah, agora eu ouvi. Ele está gritando. Bem que ele poderia dormir um pouco mais.

Bunmi é autora do livro The Honest Toddler: A Child's Guide to Parenting. Esse é um livro de humor, por favor se acalme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário