Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Violência pode ter moldado o rosto dos ancestrais humanos - Opinião e Notícia

Ao longo da evolução, fraturas faciais sofridas por machos em enfrentamentos modificaram a estrutura óssea da fronte humana

15 de junho, 2014
article image
De acordo com os pesquisadores, a violência desempenhou um papel fundamental na evolução humana (Reprodução/Muy Interesante)
O rosto dos ancestrais humanos, em especial o do Australopithecus (hominídeo que viveu entre 4 e 2 milhões de anos atrás e deu origem ao gênero homo, que engloba  nossa espécie) pode ter evoluído para minimizar a gravidade dos ferimentos sofridos pelos machos, quando se enfrentavam.

As conclusões foram tiradas em um estudo feito por uma equipe de cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado na revista Biological Reviews. A hipótese predominante afirma que a constituição robusta dos nossos antepassados ​​foi uma resposta à necessidade de mastigar nozes e outros alimentos muito rígidos.

Por outro lado, a fronte do australopithecus evoluiu, mais ou menos, ao mesmo tempo em que outros traços do sistema esquelético-muscular. A proporção das mãos, por exemplo, evoluiu para formar punhos, usados para golpear seus rivais.

“Quando os humanos modernos lutam corpo a corpo, a face é geralmente o primeiro objetivo. Nós descobrimos que os ossos que mais se fraturam durante os confrontos são os mesmos que se fortaleceram durante a evolução dos hominídeos”, diz o biólogo David Carrier, que coordenou a pesquisa.

Além disso, tratam-se das regiões do crânio que mostram maiores diferenças entre machos e fêmeas, tanto nos australopithecus como nos humanos. de acordo com o estudo, o rosto dos homens é diferente do das mulheres porque as regiões mais suscetíveis a sofrer ferimentos em uma luta são maiores nos homens. Nesse sentido, o estudo realizado pelos pesquisadores sugere que a violência desempenhou um papel fundamental na evolução humana, uma ideia defendida por poucos antropólogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário