Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ministra Eleonora lança prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas

Ministra Eleonora lança prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas
Ministra no lançamento: prêmio para brasileiras importantes para a construção da cidadania. Foto: Divulgação/ EBC
27/06/2014

Homenageada com a premiação que leva seu nome, a intelectual e feminista (1930-2014) foi a inspiradora da iniciativa

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou na manhã desta sexta-feira, em Brasília, o Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas. A iniciativa é da SPM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A finalidade é recuperar, registrar e reconhecer as brasileiras que influenciaram na construção da cidadania feminina e na ampliação dos direitos das mulheres.

Inspiradora da iniciativa, a escritora Rose Marie Muraro, que faleceu no dia 21 de junho, é homenageada com a premiação. Seus netos, Cristiana e Alexandre Muraro, participaram da cerimônia de lançamento, na sede da SPM. Estiveram presentes o presidente interino do CNPq, Guilherme Melo, a secretária executiva do MINC representando a Ministra  Marta Suplicy, Ana Cristina Wanzeler, a secretária executiva da SPM, Lourdes Bandeira, a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Jô Moraes (PCdoB-MG), e as  conselheiras do CNDM - Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, Justina Inês Cima, Lúcia Helena Rincon Afonso, Laura Berdine Santos e Maria do Rosário de Holanda Cardoso. 

Eleonora Menicucci ressaltou a importância de Rose Marie no cenário de políticas para as mulheres. “Ela foi uma batalhadora pela criação da secretaria que representa as mulheres no governo federal”, observou. A ministra acrescentou que a escritora tem uma contribuição consolidada em diversas áreas, dos direitos das mulheres ao feminismo, além de na academia.

O diretor do CNPq, Guilherme Melo, lembrou a atuação do órgão junto à SPM desde 2005 em várias atividades. “A preocupação do CNPq é desenvolver ações para que o Brasil seja mais justo. E as mulheres estão nesta agenda”.

Uma carta da ministra Marta Suplicy em homenagem à trajetória de Rose Muraro foi lida pela secretária executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler. “Sua obra me abriu portas”, apontou a ministra da Cultura.   

A neta, Cristiana Muraro, destacou a emoção em participar da cerimônia e lembrou que a avó escreveu 44 livros com maestria sobre vários temas, editou 1.600 publicações e leu oito mil obras, embora tivesse um sério problema de visão desde que nasceu.

“Ela não atuava só sobre feminismo ou política, mas sobre todos os assuntos”, disse Alexandre Muraro. Lembrou que discutia física quântica com a avó, formada também em física.

Premiação – A iniciativa é destinada a mulheres com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional. Os temas podem envolver ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas e mulheres que contribuíram com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A secretária executiva da SPM, Lourdes Bandeira, explicou que serão premiadas seis pessoas com um valor de R$ 50 mil cada. As interessadas terão 45 dias – a partir da data da publicação da Chamada Pública no Diário Oficial da União, ocorrida em 26 de junho – para fazer a inscrição e apresentar um memorial contando suas experiências. Leia aqui as instruções para a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário