Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 17 de junho de 2014

Mente condicionada e liberdade

Nossa mente age conforme certos padrões. Descobrir como eles funcionam pode ajudar na busca da felicidade.

Publicado em 01/10/2013
POR
Lama Padma Samten

Edição 136
  
A liberdade é a característica mais profunda da mente. É fácil ver isso, pois nossas ideias flutuam, sendo ciclicamente substituídas por outras ideias. Nossas visões a respeito da realidade mudam o tempo todo!

Em geral, porém, não compreendemos a extensão completa dessa liberdade. Isso porque a operamos atrelados a vários tipos de condicionamento. Tendo em mãos a receita do naturopata sobre o que devemos comer, no momento que vemos o bufê no restaurante, o impulso surge e nos conduz a servir o prato segundo os padrões habituais que afetam nossa saúde. Para entender esses padrões de operação condicionada da mente, podemos dividi-los em quatro faixas.

A faixa 1 corresponde às pessoas e aos seres em geral cuja ação é predominantemente acionada pela operação de algum dos seis sentidos e por imagens mentais abstratas. Um bom exemplo é a criança que simplesmente se move na direção daquilo que atrai sua atenção. Os animais, em geral, também agem assim.

A faixa 2 é menos numerosa. É a faixa dos que se movem segundo visões estratégicas e propósitos de curto, médio e longo prazo - ações impossíveis para os que agem em faixa 1. Os pais e professores fazem constantes esforços para trazer seus filhos e seus alunos a um comportamento coerente com visões mais amplas. As pessoas em faixa 2 têm muito mais habilidades e se aproximam mais rapidamente de condições de vida favoráveis do que as limitadas à faixa 1.

Em faixa 3, as pessoas são capazes de ver como suas emoções e referenciais internos sutis se refletem sobre a aparência que o mundo externo manifesta aos seus olhos. Com isso, elas são capazes de posicionar positivamente suas emoções e referenciais, superar obstáculos e fragilidades e ajudar outros seres. Nessa faixa, as pessoas transformam suas experiências de mundo por meio da flexibilidade do mundo interno.

Faixa 4 é uma região na qual os seres têm certezas e direcionamentos intuitivos cuja origem não conseguem localizar. Por vezes são referenciais seguros que auxiliam diante das dificuldades, outras vezes são medos ou sensações, pânicos infundados, depressão e outras perturbações.

A linguagem em cada faixa é diferente. Falar em faixa 2 com um filho em faixa 1 não dá bons resultados. Falar em faixa 4 com alguém em faixa 2 também não funciona. Entender estes aspectos sutis torna tudo bem mais fácil. Que todos encontrem a felicidade e suas causas, e superem o sofrimento e suas causas!

Padma Samten
é um lama budista brasileiro. É físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E criador doCentro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), em Viamão (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário