Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Reino Unido desaconselha parto na água após bebê contrair pneumonia grave

Do UOL, em São Paulo
  • Getty Images
    O alerta do órgão de saúde britânico diz respeito a partos na água que utilizam banheiras com aquecedores embutidos e bombas de ''recirculação'' | Imagem ilustrativa
    O alerta do órgão de saúde britânico diz respeito a partos na água que utilizam banheiras com aquecedores embutidos e bombas de ''recirculação'' | Imagem ilustrativa

O Ministério da Saúde do Reino Unido está desaconselhando temporariamente a realização de partos com banheiras que "recirculam" a água depois de um bebê contrair legionelose. O tipo grave de pneumonia também é conhecido como "doença do legionário".
Segundo o "Guardian", o alerta do órgão de saúde britânico diz respeito a partos na água que utilizam banheiras com aquecedores embutidos e bombas de "recirculação".
O bebê que teve legionelose, doença causada pela bactéria Legionella pneumophila, nasceu de parto natural em casa com o uso de uma dessas banheiras. Elas podem ser preenchidas com água previamente, até duas semanas antes do parto.
A criança, cuja identidade permanece sob sigilo, está sob tratamento intensivo em um hospital e seu estado é considerado grave. A legionelose é extremamente rara nessa idade: apenas um caso em crianças com até nove anos foi registrado no Reino Unido entre 1990 e 2011.
Nick Phin, porta-voz do Sistema Público de Saúde do Reino Unido, disse que o caso é extremamente raro. "Não recomendamos o uso desse tipo específico de banheira até que uma investigação mais detalhada e um alerta definitivo sobre desinfecção e segurança estejam disponíveis", disse.
A maioria das banheiras usadas nos partos domésticos no Reino Unido, cuja água usada é colocada apenas na hora em que a gestante vai dar à luz, não é do tipo desaconselhado pelo ministério britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário