Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 18 de junho de 2014

ONU alerta para o aumento de maus-tratos e sofrimento da pessoa idosa | Rádio das Nações Unidas

15/06/2014
Secretário-geral pede adoção de medidas para lidar com temas de saúde pública, social e direitos humanos em mensagem sobre o Dia Mundial da Consciencialização do Abuso contra a Pessoa Idosa.
Falta de reconhecimento em relação aos abusos.Foto: ONU/Tim McKulka
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
No Dia Mundial da Consciencialização do Abuso contra a Pessoa Idosa, o secretário-geral da ONU advertiu que estes podem ser vulneráveis ao abuso físico, psicológico e financeiro em todas as sociedades.
Em mensagem para este 15 de junho, Ban Ki-moon, apelou à comunidade internacional que adote medidas para lidar com todos os aspetos do grupo, que de forma rotineira não têm reconhecimento merecido. Entre elas estão questões de saúde pública, social e de direitos humanos.
Violência e Abuso
Ban Ki-moon sublinhou também que todos os seres humanos nascem com o direito de envelhecer com dignidade e sem ser vítimas de qualquer tipo de violência nem abuso.
De acordo com a ONU, a data pretende destacar as questões sociais globais que afetam a pessoa idosa e chamar a atenção internacional sobre a salvaguarda do grupo dos maus-tratos e do sofrimento.
Na mensagem, o chefe da ONU destacou particularmente a alta vulnerabilidade das mulheres idosas de atitudes e práticas discriminatórias generalizadas.
Consequências
Ao mencionar que o abuso contra o grupo tende a aumentar destacou a possibilidade de resultarem em lesões físicas e em consequências psicológicas a longo prazo.
Quanto aos maus-tratos revelou que podem ocorrer com pouco reconhecimento e que, muitas vezes, são identificados como assuntos privados por várias sociedades.
Estima-se que entre 4% e 6% das pessoas idosas sofram de abuso de algum tipo.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, aponta que geralmente há uma falta de reconhecimento em relação aos abusos e à violência sofrida diariamente pela pessoa idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário