Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 28 de julho de 2014

10 maneiras de sabotar o relacionamento

COUPLE FIGHT

YourTango.com | De Dave Elliot
Publicado: 25/07/2014

Fiz uma lista, independente de gêneros, das maneiras como os casais sabotam seus relacionamentos. Espero que ela ajude a criar aqueles momentos “a-ha!”, boas conversas e mudanças de comportamento.

Eis aqui dez sinais de alerta aos quais casais precisam prestar atenção antes que seja tarde demais:

1. Você se concentra mais no errado do que no certo

A verdade fundamental da vida é que os humanos tendem a achar aquilo que procuram. Algumas pessoas acreditam que estamos no caminho da ruína imediata, enquanto outras acham que estamos na melhor época para estar vivo na história. Ambas as opiniões podem apontar para argumentos incríveis que confirmem suas premissas. Mas como ambas podem estar corretas se elas estão no mesmo mundo?

Os humanos têm a capacidade de viver no mundo que constroem, simplesmente escolhendo em que se concentrar. Isso também pode manter sua vida amorosa viva e vibrante ao mesmo tempo. Você pode se focar no preguiçoso, esquecido e inútil do seu parceiro ou você pode enxergá-lo como uma pessoa maravilhosa e cheia de amor, que de vez em quando esquece um pedido seu por distração. Com qual deles você prefere passar sua vida, já que a escolha é sua?

2. Você prefere estar certo a estar apaixonado

Vamos falar de respostas proativas quando algo dá errado. Primeiro, é preciso admitir que vai acontecer de seu parceiro deixar a desejar, cometer erros ou até mesmo fazer uma grande besteira. Mesmo que possa parecer justificável na hora, escolher o caminho da integridade absoluta só vai abalar a confiança e criar ressentimento de longo prazo. Além disso, vai colocar seu parceiro na defensiva, negando e discutindo em vez de simplesmente pedir desculpas e admitir os erros no futuro.

É fundamental condicionar o comportamento que você deseja, usando recompensas e não castigos se você quiser um relacionamento duradouro. Dê ao seu parceiro o benefício da dúvida, especialmente se eles não o espera ou não se acha merecedor. Isso ajuda a construir respeito, boa vontade e o desejo de agradá-lo da próxima vez.

Resumindo: sempre que possível, dê às pessoas uma chance de escapar da humilhação quando elas pisam na bola. Tenha a humildade de pedir desculpas logo, se você for o culpado. Ambos os hábitos vão ajudar muito na criação e na manutenção do amor que você merece. (Note, por favor, que não estou sugerindo que você seja um capacho, que deixa passar batidos comportamentos abusivos. Estou simplesmente dizendo: não faça tempestade em copo d’água, defenda seus pontos-de-vista nas questões maiores, que realmente valem a pena.)

3. Você leva as coisas para o lado pessoal e acha que tudo tem a ver com você

Seres humanos costumam tentar satisfazer as necessidades que acham que têm, mesmo que isso signifique passar por cima de seus próprios valores de alguma maneira. A verdade é que muitas vezes isso não tem quase nada a ver com os outros, porque as necessidades dos outros simplesmente não são tão importantes quanto as nossas. Faz sentido, não? É por isso que é um enorme desperdício de tempo e energia demonizar as ações do parceiro, querendo fazer parecer que elas têm alguma coisa a ver com você.

Sinta empatia pelas necessidades deles. Não existe maneira melhor de demonstrar maturidade e seu próprio valor do que reconhecer que seu parceiro tem necessidades que precisam de satisfação. Faça o melhor para ser a pessoa que o ajuda a chegar lá. Quando você leva as coisas pessoalmente e fica melindrado com facilidade, a comunicação se interrompe, e resolver problemas fica quase impossível. Os dois correm riscos. Em vez disso, esteja aberto a ouvir o que o seu parceiro quer e precisa. Procure um meio termo, em vez de insultos.

4. Você não cria um espaço para que seu parceiro fale abertamente e seja ele mesmo

Sei que muitos desses itens se sobrepõem, e isso acontece porque um se mistura com o outro. A verdade é que maus hábitos e estratégias ruins são um caminho seguro para o fracasso. As pessoas têm a necessidade de serem vistas, ouvidas, reconhecidas e apreciadas da maneira como elas são. Elas não querem ser julgadas, manipuladas ou tratadas como se estivessem erradas ou com algum problema. Essa é uma necessidade tão básica que é como um oxigênio emocional.

Vou contar um segredo: às vezes as pessoas podem achar que querem ou precisam de coisas que podem ser inaceitáveis para outras. Mas o que elas realmente desejam é simplesmente a aceitação de serem ouvidas. O importante é lembrar que, assim que você julga uma pessoa, você perde toda a chance de influenciá-la. Se você aceitar as pessoas e der a elas o amor mais incondicional que elas sentiram na vida, vai receber em troca um amor imortal. Pense. Por que alguém se arriscaria a perder o melhor parceiro que já teve na vida? Alguém que também consegue ver o melhor nele, mesmo quando ele mesmo perde vista disso temporariamente. É um atributo poderoso e difícil de deixar para trás.

5. Você coloca outras coisas ou pessoas na frente do seu relacionamento

O que você não comemora vai acabar se deteriorando. Um relacionamento, como qualquer outra coisa viva, precisa de cuidados e de alimentação constantes se você quiser que ele não somente sobreviva, mas cresça. Muitas vezes ficamos hipnotizados com assuntos inacabados, exigências intermináveis e o mundo brilhante da mídia 24 horas por dia.

A chave é criar rituais. Se você dá valor ao que tem, crie um ritual de um programa a dois regular, ou um ritual na hora de dormir – como um “check-in” de agradecimento, ou simplesmente um tempo para o casal. Não é a hora de reclamar. É hora de se conectar, relaxar e recarregar as baterias um do outro para o dia seguinte. A ideia é criar hábito e desenvolver músculos. Você não fica em forma indo para a academia uma vez. É o resultado de muitas idas que dá o resultado que você quer. Então deixe o ritual trabalhar por você. Você vai me agradecer depois.

6. Vocês não conhecem ou não satisfazem a estratégia amorosa um do outro

Você precisa aprender a entender, comunicar e pedir que suas necessidades sejam atendidas de uma maneira que seu parceiro o faça. Basicamente, eu chamo essa estratégia de “The H.U.G. & K.I.S.S. Hierarchy™”(a hierarquia do abraço e do beijo). É como ter a combinação exata do cofre de amor do seu parceiro: você pode abri-lo a hora que quiser.

Deixe-me colocar da seguinte maneira: se você soubesse exatamente como encantar seu parceiro e fazê-lo se sentir mais amado, compreendido e apreciado do que ele jamais foi em toda a sua vida, você o faria? É claro que sim! Perdi a conta de quantas vezes ouvi casais em crise reclamando: “Mas eu fiz de tudo!”. A verdade é que, se eles tivessem feito a coisa certa, eles não estariam em crise, não é mesmo?

7. Você espera que seu parceiro pense e aja exatamente como você

Você sabe qual é o motivo de quase toda briga de casal? É algum tipo de discrepância entre seus valores individuais, suas crenças, seus hábitos ou suas expectativas. É isso. Para ter sucesso no longo prazo, é importante estar alinhado nos tópicos mais importantes da vida. Também é bom lembrar que um relacionamento envolve dois indivíduos.

É importante que você dê espaço para o seu parceiro ter suas próprias opiniões, sem tentar mudá-las ou manipulá-las de acordo com o seu jeito de pensar. Uma parceria eficaz é um time formado voluntariamente, porque vocês reconhecem que, juntos, são melhores que soma das suas partes. Quando é hora de reconciliar as diferenças, você só tem três boas escolhas: celebrá-las, mitigá-las ou obliterá-las. Qual delas você prefere?

8. Vocês perderam a polaridade e a atração se perdeu

Eu poderia dar uma aula de ciências sobre atração magnética ou polaridade, mas deixe eu resumir para você. Duas energias que são opostos polares criam atração entre si e se unem sem esforço. Duas energias semelhantes se repelem uma à outra.

Quando parceiros estão vivendo em suas energias essenciais, eles atraem naturalmente. Mas, sob pressão, eles se perdem e assumem atributos opostos. Em outras palavras, os dois parceiros têm uma repulsa mútua. A solução é ter a força e a determinação para recapturar o que eles tiveram no passado. Proteger e cuidar disso. Levar o relacionamento de volta a um estado sólido, capaz de resistir a qualquer ameaça. Parece fácil falar, mas às vezes exige ajuda de especialistas. É isso o que faço e, se puder ajudar, fique à vontade para entrar em contato. O amor verdadeiro é precioso demais para ser jogado fora antes que ele tenha tido todas as chances possíveis.

9. Vocês são inautênticos ou perderam o respeito um pelo outro

Já que estamos falando de opostos, há basicamente dois estados quando se trata de viver uma autenticidade verdadeira, completa e radical. Ou você está vivendo completamente exprimido, completamente reprimido ou algo no meio. As pessoas completamente exprimidas e que estão no caminho da realização pessoal tendem a ser as pessoas mais felizes e satisfeitas que você vai conhecer na vida. Da mesma maneira, pessoas reprimidas tendem a viver com vários graus de vergonha, infelicidade ou até mesmo autodesprezo. Indivíduos reprimidos muitas vezes atacam a sociedade por meio de violência ou atividades criminais quando a frustração é grande demais.

A beleza dos relacionamentos é que é dentro dos laços da intimidade verdadeira que os indivíduos são livres para se exprimir e para ser completamente aceitos e até mesmo protegidos. Uma das grandes ironias da experiência humana é que pode não existir força mais poderosa para juntar duas pessoas que a verdadeira e radical autenticidade. Pessoas livres são vistas como poderosas e atraentes. Mesmo quando duas pessoas se estranham, nada pode reuni-las mais lindamente que a vulnerabilidade crua, quando expressada sem ataque. Vi isso acontecer muitas vezes. Vi pessoas voltarem do limite, quando se achava que tudo estava perdido. Seu maior poder é também aquilo que mais te dá medo – aceitar sua verdadeira vulnerabilidade.

10. Vocês sobrevalorizam a certeza ou não aceitam as mudanças

Só existe uma constante na vida: mudanças são inevitáveis. A velha piada é que as mulheres casam com homens achando que vão mudá-los; os homens casam com mulheres achando que nunca vão mudar. De certa maneira, ambos estão errados. A verdade é que, ao longo da vida, você vai aprender, fazer novas distinções e clarear seus valores e crenças.

Você podem se afastar lentamente ao longo do tempo ou podem honrar a jornada um do outro. Encontre o meio termo e faça o melhor para expandi-lo sempre que for possível. Ninguém está dizendo que você e seu parceiro têm de pensar da mesma maneira em relação a tudo. Mas vocês podem ser um só coração se se amarem sem exigências. Todo mundo vai mudar com o tempo, mas ninguém gosta de ser mudado ou pressionado. Se você não quer isso para você, não faça isso com seu parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário