Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Casos de violência contra mulher superam homicídios em Bauru

29/07/2014

Dados são da Secretaria de Segurança Pública de SP. 
Estatísticas nacionais também são preocupantes.

Do G1 Bauru e Marília

Em Bauru (SP), um levantamento aponta que os números de violência mais comuns contra às mulheres superam, por exemplo, o de homicídios. Um dado preocupante que se repete em todo o país. A cada dois minutos, cinco mulheres são vítimas da violência no Brasil, segundo um levantamento feito pela Fundação Perseu Abramo.

E em muitos casos a Lei Maria da Penha não ameaça aqueles que agridem. Isso só acontece quando ela é aplicada, mas depende da denúncia. Um estudo realizado pelo instituto de pesquisa econômica aplicada revelou que pelo menos 5% de mulheres são mortas em brigas domésticas. Proporção média que tem se mantido desde 2001. E ainda segundo o Ipea, os parceiros íntimos são os principais assassinos.
Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública relativos à Bauru, no primeiro semestre de 2013 foram registrados 20 casos contra 21 no mesmo período de 2014. Já em mortes em acidente foram 18 casos no primeiro semestre de 2013 e em 2014, catorze. Já os casos de estupro fizeram 62 vítimas nos seis primeiros meses de 2013 e no mesmo período desse ano já foram 68 casos, um aumento de quase 10%. Isso sem contar os outros tipos de violência contra a mulher.
cpi violência contra a mulher imperatriz (Foto: Reprodução/TV Mirante)
DDM registrou queda nos crimes contra a mulher
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
No entanto, segundo os dados da Delegacia de Defesa da Mulher, os números gerais de crimes contra a mulher diminuíram na comparação desses mesmos períodos. Para as autoridades policiais, a diferença não está relacionada ao aumento na criminalidade envolvendo mulheres, mas sim às medidas de proteção, que fizeram com que elas não sofressem mais caladas.
”Nós tivemos uma diminuição de 866 crimes para 807 casos de violência contra a mulher. Isso não quer dizer que as denúncias diminuíram e sim que está sendo feito um trabalho mais efetivo da polícia na aplicação da Lei Maria da Penha. Por isso elas não precisam se intimidar em denunciar porque nós trabalhamos em conjunto com órgãos da prefeitura para garantir que todos os direitos previstos na lei sejam cumpridos. Estamos aqui para ajudá-las”, afirma a delegada Alexandra Gonçalves Ramos Nogueira.  
Ainda segundo os dados da polícia, por dia, pelo menos cinco mulheres são vítimas desse tipo de violência em Bauru. E os motivos bem parecidos: álcool, droga e homens que não aceitam a separação. As mulheres que tem a coragem de denunciar recebem auxílio da Secretaria do Bem-Estar Social e muitas são acolhidas em abrigos junto com os filhos. As denúncias podem ser feitas pelo 180 ou ainda em qualquer unidade policial e também nos Centros de Referências parceiros da Delegacia de Defesa da Mulher.
Confira os dados divulgados pela DDM - Crimes de Violência Doméstica:
1º semestre de 2013:
Tentativa de homicídio: 1
Lesão: 371
Calúnia: 102
Ameaça: 383
Vias de fato: 108 (agressões leves)

1º semestre de 2014:
Tentativa de homicídio: 3
Lesão: 334
Calúnia: 44
Ameaça: 391
Vias de fato: 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário