Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 22 de julho de 2014

Unicef quer ação urgente contra mutilação genital feminina

22/07/2014
Prática afeta mais de 130 milhões de meninas e mulheres em 29 países na África e no Oriente Médio; agência e governo britânico realizam conferência sobre o assunto e também sobre casamento infantil.
Criança etíope vítima de mutilação genital. Foto: Unicef/Kate Holt
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Cerca de 130 milhões de meninas e mulheres já sofreram mutilação genital, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.
A prática é mais comum em 29 países da África e do Oriente Médio e por isso, a agência pede ação urgente para erradicar a mutilação genital feminina. Iraque, Libéria, Nigéria, República Centro-Africana, Quênia e Tanzânia são nações onde os casos estão diminuindo.
Hemorragias
Além da dor física ao ter seu órgão genital removido ou cortado, as vítimas sofrem danos psicológicos e risco de hemorragias, infecções, infertilidade e até morte, de acordo com o Unicef.
A agência faz um alerta também sobre casamentos infantis: mais de 700 mulheres casaram enquanto ainda eram crianças. E 250 milhões casaram antes de completarem 15 anos de idade.
Mudanças
Para o diretor do Fundo, Anthony Lake, os números mostram a necessidade de acelerar esforços contra um problema "em escala global". Ele sugere que a solução seja liderada pelas comunidades locais e famílias das meninas.
O chefe do Unicef defende ainda a importância de se "mudar mentalidades e quebrar ciclos que perpetuam a mutilação genital e o casamento forçado".
Investimento
Junto com o governo do Reino Unido, a agência da ONU está organizando a primeira "Cúpula da Menina", buscando mobilizar apoio internacional para acabar com as duas práticas.
O governo britânico anunciou no encontro, em Londres, um investimento de £1,4 milhão para ajudar sobreviventes da mutilação e proteger meninas em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário