Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 26 de julho de 2014

Latinidades – o festival da diáspora negra

O Festival Latinidades acontece em Brasília-DF.

Latinidades foi criado em 2008 e se consolidou como o maior festival de mulheres negras da América Latina. Nasceu com intuito de dar visibilidade ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e abrir espaço para convergir debates e iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas à promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo e sexismo. Seu diferencial, além da quantidade de estados e países envolvidos, diz respeito tanto ao seu caráter cultural quanto ao formativo.

Todos os anos Latinidades envolve música, dança, teatro, literatura, formação, capacitação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação e é realizado por meio de diversas atividades pelo Distrito Federal. Desenvolve diálogos com o poder público, organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos.

Edição 2014 – Griôs da Diáspora Negra 

Na programação cultural estarão grandes shows, sarau negro internacional, performances, espetáculo teatral, moda, artesanato, culinária, capoeira, lançamentos literários, oficinas artísticas a muito mais. 

O festival vai discutir políticas públicas para a valorização de noss@s griôs e para a preservação da tradição oral, especificamente passada por nossas mestras negras negr@s que atuam nos mais diversos campos e linguagens, o que vai se dar por meio de diversas mesas e  conferências especiais.

O principal objetivo desta edição é discutir e trabalhar pelo fortalecimento da imagem das mulheres negras como detentoras de saberes indispensáveis às agendas voltadas à construção de uma sociedade livre de desigualdades de raça, gênero/sexualidade, classe, geracional, territorial etc. É uma edição sobre herança, tradição e ancestralidade. Também sobre Sankofa. 

Sábado - 26/07
09h30
Abertura: Saudação à ancestralidade
LOCAL: Museu da República

10h00 
Mesa: Letras e Vozes da Diáspora Negra
Três incríveis vozes da diáspora negra se reunirão nesta mesa, cuja a ideia é dar visibilidade para a literatura negra feminina…

LOCAL: Museu da República
15h00 
Performance Quadros, em comemoração ao Centenário de Carolina Maria de Jesus
LOCAL: Museu da República

16h00 
Conferência de Abertura – Diálogos Afro-Atlânticos
LOCAL: Museu da República
Pré-inscrições encerradas!

Domingo - 27/07
11h00
Feira Preta Latinidades
sábado 11h-20h domingo 11h às 20h

LOCAL: Museu da República
16h00 
Roda de Capoeira
Com a presença das mestras Janja e Cristina Nascimento

LOCAL: Museu da República
19h00 
Shows Musicais
19h-0h  Dona Martinha do Coco | Bongar | Bossa Negra Hamilton de Holanda (DF) & Diogo Nogueira | Naná Vasconcelos | Cris Pereira apresenta o show Canções para Carolina, participação de Fabiana Cozza
LOCAL: Museu da República

Segunda - 28/07
Almoço coletivo em terreiro de Candomblé e plantio de mudas de Baobás, com Fernando

Festival Latinidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário