Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Amplie seu mundo por meio da cultura | 23 dias para um homem melhor #18

A curiosidade pode abrir universos. Exercite-a.

Luciano Ribeiro
Mecenas, Cultura e arte, Mente e atitude [+]
23 dias para um homem melhor

Uma das qualidades mais úteis, do meu ponto de vista, é a curiosidade. A impressão que tenho é de que as pessoas mais interessantes e inteligentes com quem já me deparei na vida eram extremamente curiosas.

Quando digo isso, não me refiro àquela curiosidade infantil e superficial, do tipo “o que você está fazendo aí?” ou quando você quer ver as mensagens no celular do seu namorado ou namorada – isso é ciúme e invasão de privacidade, não curiosidade.

Falo daquele olhar que pergunta sempre “de onde veio isso?”, “qual a razão de ser assim?”, “quem fez isso?”, “foi influenciado por quais condições?” e resolve realmente investigar. Essa pessoa que se sente motivada a fazer isso sempre carrega consigo algumas conexões inusitadas, divertidas e interessantes.

Fora esse aspecto mais social de quem se depara com alguém curioso, tenho a impressão de que essa característica também tende a se mostrar bastante benéfica no sentido de ajudar a expandir o universo de quem a exercita.

Lembro de quando eu era adolescente e comecei a me interessar por música, como quem queria fazer as próprias canções. Nesse momento, eu tive uma profunda curiosidade sobre qual o contexto que os fazia criar daquela forma.

Assim, eu saí de coisas básicas como Iron Maiden, para começar a ouvir Led Zeppelin, depois fui subindo para um Muddy Waters, Leadbelly, Son House, Blind Willie McTell, chegando no Robert Johnson, ouvi até uns compositores de Honky-Tonk que sequer tinham registro próprio, depois fui descendo de volta pra entender como isso se relacionava com o que foi feito depois, até ir obtendo um conhecimento mais geral do rock e suas ramificações.

Isso, só pra citar superficialmente o que dá pra fazer quando você resolve seguir as abas que estão ocultas em qualquer coisa que chegue às suas mãos. Dá pra fazer o mesmo com cinema, por exemplo, se você decidir saber quem é o diretor, quem fez a trilha sonora, o roteiro, de onde aquilo veio, quais outros filmes aquelas pessoas participaram, de que forma influenciam o processo.

Aos poucos, esse olhar pode proporcionar uma visão mais ampla sobre a cultura, as pessoas e de que forma a própria vida dialoga com aquilo que é mostrado.

Na pior das hipóteses, pelo menos tende dar bastante insumo para boas conversas.

Descubra as abas ocultas de algo

Hoje, quando estiver assistindo a um filme, ouvindo uma música, lendo um livro ou notícia, tende entender as abas ocultas por trás daquilo. Se tiver o nome de um autor, o que diz o verbete da Wikipedia sobre ele? Quais outras obras já fez? Qual a sua linha de raciocínio usual? De que forma isso se relaciona com outros artistas? Ele pertence a alguma escola? Dá pra fazer isso com virtualmente qualquer coisa.

As possibilidades são infinitas e, talvez, você entre em um vórtex que vai te levar a algum lugar não pensado inicialmente.

Divirta-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário