Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Duas integrantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres morrem em acidente


Feministas históricas, Rosangela Rigo e Lurdinha Rodrigues foram vítimas de um acidente de carro no interior da Bahia
Foto: Divulgação
Um acidente de carro no interior da Bahia matou três pessoas, entre elas Rosangela Rigo e Lurdinha Rodrigues, ambas integrantes da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República. A ministra da pasta, Eleonora Menicucci, lançou nota de pesar, na qual homenageia as duas “feministas históricas”.
Rosangela era secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas. Foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas, secretária da Mulher na prefeitura de Suzano, secretária estadual de Mulheres do PT de SP e fez parte do Coletivo Nacional de Mulheres do PT. 
Lurdinha era coordenadora-geral da Diversidade e ativa militante feminista.  “Foi uma grande defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT”, disse a ministra na nota. 
Leia a nota na íntegra:
“Foi com extrema tristeza que recebi a notícia na madrugada de hoje (15) do falecimento, em um trágico acidente de carro, no interior da Bahia, de três mulheres que viajavam para o carnaval, sendo que duas delas integravam nossa equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR): a Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT), Rosangela Rigo, e a Coordenadora-Geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues. Duas feministas históricas, elas farão muita falta na luta pelo combate à discriminação de gênero e na construção de políticas públicas pelos direitos das mulheres. 
Acima de tudo perdemos duas grandes amigas e companheiras de militância feminista.  Ambas deixam um legado excepcional de coragem, determinação e alegria para a transformação dos sonhos e utopias na luta pelo avanço das conquistas dos direitos das mulheres. 
Rosangela Rigo esteve à frente da Secretaria de Enfrentamento a Violência como Secretária Adjunta e havia assumido no início deste ano a Secretaria de Articulação Institucional de Ações Temáticas da SPM/PR. Foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas e Secretária da Mulher na prefeitura de Suzano, ambos em São Paulo; Secretária Estadual de Mulheres do PT de SP e integrou o Coletivo Nacional de Mulheres do PT. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual). 
Lurdinha Rodrigues, desde o início de minha gestão na SPM/PR,  quando criei esta estrutura, foi coordenadora da Diversidade. Militante ativa feminista, desde jovem lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas no nosso país e foi uma grande defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT. 
Toda minha solidariedade às famílias neste momento de dor. Não mediremos esforços para dar todo o apoio necessário”.
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) se manifestou via facebook:
“Triste com a morte das nossas companheiras Rosângela Rigo e Lurdinha Rodrigues. Sua partida precoce e repentina, num acidente de carro a caminho da Chapada Diamantina, juntamente com outras duas amigas, significa uma perda enorme não apenas para as duas famílias, mas também para nosso partido, para o movimento de mulheres e para a luta feminista. Conheci Rosângela há muito tempo. Lembro dela como assessora da Marta Suplicy. Desde 2011, trabalhava na equipe da ministra Eleonora Menicucci. Era secretária adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Política para Mulheres (SPM) e estava à frente da implantação do importante projeto Casa da Mulher. 


Lurdinha era coordenadora-geral de diversidade na SPM. Militou no movimento de mulheres do PT desde os anos 1980, foi da Abrinq, e teve grande papel na elaboração de políticas LGBT primeiramente dentro do partido e, de uns tempos para cá, no Governo Federal.
Transmito meu abraço apertado aos amigos e às amigas igualmente impactados com as duas mortes, e que se irmanam nessa dor e nessa saudade. O que elas fizeram por um mundo com mais liberdade e menos violência ficará para sempre.”

A vereadora Juliana Cardoso (PT-SP) também lamentou o acidente pelas redes sociais:
“Tragédias acontecem todos os dias, mas quando chega mais próximas a nós é perturbadora e contundente! É com pesar que acabo de saber da morte em acidente de estrada na Bahia da companheira  Rosangela Rigo.

Rosângela Rigo foi uma guerreira incansável na defesa da luta das mulheres. Foi dirigente do PT Municipal e Estadual e no momento estava no Governo Federal na implementação de políticas públicas em defesa dos direitos da Mulher. Agradeço aqui em público tudo que com ela aprendi desde sempre no Partido dos Trabalhadores e o seu apoio importantíssimo que ela deu ao nosso mandato de vereadora na Câmara Municipal de SP.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário