Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Aula Pública Opera Mundi: por que os trabalhadores estão ficando cada vez mais doentes?


"A pressão sob os trabalhadores se amplificou de uma maneira nunca vista", afirma a socióloga Luci Praun

No novo episódio da Aula Pública, Luci Praun, doutora em Sociologia pela Unicamp e professora da Universidade Metodista, discute o impacto da precarização e do assédio na saúde dos trabalhadores.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão será a maior causa do afastamento do emprego no mundo até 2020. Para a especialista, com o crescimento da globalização, o modelo de gestão do trabalho, marcado por metas, cobranças e produção incessante, favorece o adoecimento.

"A pressão sob os trabalhadores se amplificou de uma maneira nunca vista. Nunca trabalhamos tanto em uma intensidade tão alta. Existe uma sensação de esgotamento, de não conseguir dar conta, ser cobrado pelo atraso e por fazer mais. Em função dessas pressões, a classe trabalhadora vem desenvolvendo doenças como LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho) e, muitas vezes associados a esses processos, transtornos mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico", explica.

Para Luci Praun, muitas vezes, os empregadores se negam a admitir que cometem assédio e corroem as relações entre os funcionários da empresa.

"A precarização também é subjetiva, pois mina as relações de trabalho. Torna o trabalho inseguro porque há o medo de perder o emprego. Vivemos em um mundo que excluir os trabalhadores é sempre o grande objetivo", afirma Luci Praun.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Luci Praun: por que os trabalhadores estão adoecendo?


No segundo bloco da Aula Pública, Luci Praun responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo
Aula Pública Opera Mundi:

Produção e texto: Dodô Calixto | Edição de vídeo: Daniela Stéfano
O projeto Aula Pública Opera Mundi é uma parceria do site com a TVT - TV dos Trabalhadores e diversas universidades.

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário