Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Conheça o Canal 123 Alô: a voz da criança e do adolescente

27out2016

Sexualidade, educação, violência, relacionamentos e questões relacionadas ao cotidiano: o 123 Alô! é um canal que aborda todos esses temas com as crianças e adolescentes por e-mail ou telefone. A ideia baseia-se em dois princípios gerais da Convenção dos Direitos da Criança, que são o da criança e do jovem serem ouvidos e o de terem a sua expressão levada em consideração. Assim, a proposta do projeto é criar um canal para que meninas e meninos se sintam à vontade para conversar, tirar dúvidas e até mesmo desabafar. Toda a conversa é anônima, mas, caso alguém esteja correndo risco de violência e informe seus dados, o encaminhamento e acompanhamento será providenciado.

A iniciativa é do Instituto Noos, a convite da Child Helpline International, organização que é reconhecida pela inclusão de crianças e adolescentes na sociedade. A ideia já está sendo executada no mundo inteiro há algumas décadas e possui 192 linhas em 145 países. No Brasil, o projeto chegou em 2009 e já recebeu mais de 50.000 ligações telefônicas. O público maior é de meninas adolescentes e os temas mais abordados são informações (desde sexualidade à lazer), relacionamentos e questões do cotidiano.

O serviço conta com uma equipe qualificada de especialistas selecionados por meio de um processo seletivo e submetidos a um curso de capacitação. Todos são profissionais das ciências humanas com experiência na área da criança e do adolescente. Além de realizar o atendimento, eles também são responsáveis pelas rodas de conversa realizadas em escolas, unidades de saúde, assistência social, projetos sociais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente.

Além disso, o 123 Alô! também está à frente do Comitê de Participação infantojuvenil, cuja proposta é criar um espaço para que as crianças e adolescentes opinem sobre o serviço participando e ajudando a construí-lo. Ele é composto por uma média de 15 jovens que participam de projetos sociais parceiros como a Fundação Xuxa Meneghel, o RAP da Saúde, a ONG Sara de Sepetiba, a Casa do Jovem de Mesquita, e também por aqueles que chegaram até o serviço através das atividades de roda de conversas. Além de debater questões relativas ao serviço, o Comitê também coloca em pauta os temas que aparecem com maior frequência nos atendimentos.

O 123 Alô! funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e também é um instrumento para mobilizar e potencializar as redes de defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, como o levantamento de informações para a implementação de políticas públicas voltadas para a proteção à infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário