Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Chamada para dossiê temático: Questões de gênero e sexualidade no universo das migrações transnacionais

Cadernos do OBMigra – Revista de Migrações Internacionais
Deadline: 30 de outubro de 2016
Nas duas últimas décadas é crescente o número de pesquisadores e pesquisadoras que dedicam seus estudos a relacionar as questões de gênero e sexualidade com os contextos migratórios, tanto de imigrantes no Brasil, como fluxos migratórios de brasileiros e brasileiras para o exterior. Os estudos partem de diferentes linhas do conhecimento, com destaque para antropologia, sociologia, geografia e comunicação, os quais têm contribuído de maneira significativa para pensar os fluxos migratórios e aspectos dos mesmos associados às questões de gênero e sexualidade nos diferentes processos de inserção social dos coletivos migrantes.
Considerando a importância de fomentar espaços de intercâmbio e diálogo de alguns destes trabalhos mais recentes, os “Cadernos do OBMigra – Revista de Migrações Internacionais” – revista científica do Observatório das Migrações Internacionais,  – convida pesquisadores com estudos sobre coletivos migrantes no Brasil e de comunidades brasileiras no exterior, a submeterem o resultado das suas pesquisas na próxima edição do periódico. Intitulada “Questões de gênero e sexualidade no universo das migrações transnacionais”.
A publicação estará estruturada em dois grandes eixos temáticos: a) Questões de gênero e sexualidade de coletivos imigrantes residentes no Brasil; b) Questões de gênero e sexualidade dos fluxos migratórios de brasileiros para o exterior. Dentro de cada um destes temas, os trabalhos serão organizados em subtemáticas em que pese a relevância da perspectiva de gênero e sexualidade como: aspectos específicos de inserção social-laboral, violência de gênero, trabalhadores e trabalhadoras do sexo, coletivos LGTBI, questões do âmbito familiar, práticas de mobilização e cidadania, comunicação, mídia e tecnologias,  assim como qualquer outro tema que seja abordado a partir das questões de gênero e sexualidade em qualquer um dos dois eixos temáticos principais.
A submissão dos artigos deverá ser realizada até 30 de outubro de 2016 no site da publicação (aqui). Os trabalhos podem ser enviados nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês.
Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: cadernos.obmigra@gmail.com.
As instruções gerais, normas e demais informações para a publicação podem ser conferidas no link: http://periodicos.unb.br/index.php/obmigra/about/submissions#authorGuidelines .
Prof. Dra. Delia Dutra (Programa de Estudos Comparados sobre as Américas, CEPPAC, Universidade de Brasília)
Prof. Dra. Denise Cogo (Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo- ESPM-SP)
Prof. Dra. Maria Badet (Professora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas – Minas Gerais)
Editoras convidada

Nenhum comentário:

Postar um comentário