Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dialogando sobre o direito de ter/ser mãe: mulheres em situação de rua e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas e seus bebês


Observa-se, modernamente, uma prática que ocorre em nível internacional que tem gerado um acentuado número de casos de acolhimento institucional de bebês recém-nascidos direto da maternidade. A argumentação é a de que suas mães são incapazes de prover às crianças um bom desenvolvimento, sob diversos aspectos, em função de estarem em situação de rua e/ou (serem consideradas) usuárias de entorpecentes.
Não necessariamente o afastamento de mãe e bebê é uma alternativa razoável para que esses/as bebês tenham condições para se desenvolver e/ou para que essas mulheres sejam incentivadas a cuidar de sua própria saúde, inclusive mental. Pelo contrário, esse afastamento pode ser muito prejudicial, tanto para a mãe quanto para o/a bebê.
O CAM de Campinas organizou um evento, para o qual você está convidado, em que buscamos oportunizar um espaço de debate crítico entre profissionais de diversos serviços públicos, sob o viés do enfrentamento do acolhimento institucional de bebês direto da maternidade. O evento foi idealizado pelo Grupo de Trabalho Maternidades, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e das instituições que participarão da palestra.
Seguem as informações sobre o evento:
Dialogando sobre o direito de ter/ser mãe: mulheres em situação de rua e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas e seus bebês
Local: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas - Avenida Anchieta, 200, Campinas, SP
Data: 07 de agosto de 2017
Horário: 08h00 - 17h30
Limite de inscrições: 150 pessoas.
https://goo.gl/forms/9dJh7yHMqYa8IImH3
Marcos Antonio Barbieri Gonçalves
Psicólogo Agente de Defensoria – CRP 06/91.318
Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Unidade Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário