359435 ron Como os pais devem ajudar as crianças para lidar com o “bicho papão”?
Muitos pais de crianças em fase pré-escolar não sabem como ajudar seus filhos a ficarem menos assustadas com criaturas reais ou imaginárias. Um novo estudo dá novas idéias de como gerenciar os medos infantis.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia acompanharam aproximadamente 50 crianças entre 4 e 7 anos para tentar desenvolver estratégias para amenizar os medos das crianças. No estudo, que foi publicado no periódico científico Child Developmentas crianças ouviam a uma série de histórias curtas acompanhadas de ilustrações.
Cada história tinha como personagem principal uma criança sozinha e que era acompanhada com algo que parecia ser uma ameaça real ou imaginária, como uma serpente ou então um fantasma. Era pedido, no experimento, que crianças previssem a intensidade de medo que os personagens sentiriam, em seguida dar uma razão para os medos daquele personagem e, finalmente, oferecer algum tipo de ajuda para que ele não se sentisse tão amedrontado.
Brigar e se esconder ou descobrir que os monstros são legais?
Nas situações onde o medo do personagem era causado por uma criatura real, os pesquisadores descobriram que a maioria das crianças participantes fariam mais do que pensar positivo. No caso dos meninos as sugestões eram, quase sempre, a de brigar com a criatura, enquanto as meninas sugeriam fugir ou se esconder.
Os pesquisadores observaram também que nessa faixa de idade, as crianças já entendiam que o pensamento de uma pessoa pode ser a causa de medo. Os participantes em fase pré-escolar tendiam a sugerir que os finais das histórias onde havia uma criatura imaginária, passassem pela descoberta de que a criatura era amigável. No caso das crianças mais velhas a sugestão ao personagem principal era que ele se desse conta de que tudo não passava de imaginação dele.
Além disso, diz a pesquisa, os pré-escolares tinham uma visão mais positiva das situações apresentadas, enquanto os mais velhos indicavam que entendiam a diferença entre realidade e ficção.
“Os resultados podem ajudar os pais a lembrarem que as crianças de cada idade lidam com as situações de maneiras diferentes. É preciso ajudá-los a lidar com seus medos, especialmente com criaturas imaginárias”, afirmam os pesquisadores. A dica, dizem os pesquisadores, é fazer como as crianças ensinaram: mostre que para toda situação pode haver uma resolução possível. Entrar na história e fazer com que as crianças descubram seus limites para lidar com o medo também é outra saída.
por Enio Rodrigo