Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Estudantes de jornalismo participam de oficinas sobre a causa em Recife

Com o objetivo de trazer aos jovens estudantes de jornalismo a importância de olhar para os direitos da infância em suas coberturas, a Childhood Brasil e a ANDI – Comunicação e Direitos, entidade que busca contribuir para uma cultura de promoção dos direitos humanos a partir de ações no âmbito da comunicação, em parceria com a Universidade Católica de Recife (UNICAP), e apoio da Petrobras, promovem oficinas de jornalismo e seminário na 10ª Semana de Integração, que acontece a partir de hoje e vai até o dia 25 de outubro em Recife, Pernambuco.

A Semana de Integração da UNICAP tem como objetivo aproximar o público em geral do ambiente acadêmico ao promover diversas atividades. Neste ano, o foco está nos Grandes Eventos esportivos que irão acontecem no Brasil nos próximos anos. Para os jovens do curso de Jornalismo, a Childhood Brasil, a ANDI e a UNICAP prepararam atividades especiais. Nos dias 24 e 25, de manhã e à tarde, serão realizadas oficinas de pauta com jornalistas renomados da TV, Jornal e Rádio: Marcionila Teixeira, Eduardo Machado, Fábia Lopes e Daniel França.
Nas oficinas, os alunos terão a oportunidade de conhecer os jornalistas e suas histórias de reportagem, e terão orientações sobre como fazer uma cobertura jornalística que preserve e respeite os direitos da criança e do adolescente desde a pauta até a publicação da matéria. No final, vão desenvolver propostas de pauta, que serão validadas pelos próprios jornalistas.
Na noite do dia 25, uma palestra com a jornalista Beatriz Castro abordará a cobertura esportiva dos Grandes Eventos e os cuidados com os direitos da criança e do adolescente neste contexto. Todas as atividades vão acontecer no campus da UNICAP.
Local: Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista – Recife – Pernambuco
Saiba mais sobre os jornalistas!
Beatriz Castro
É da primeira turma de Jornalistas Amigos da Criança, e durante quase 30 anos de profissão sempre cobriu temas relacionados ao trabalho e exploração de crianças e adolescentes. Ganhou prêmios como Ayrton Senna de Jornalismo, Caixa Econômica, Embratel, Sebrae. Além de vencer três edições do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. É repórter especial e produz matérias para os telejornais nacionais da TV Globo, Fantástico, e um programa local de meio ambiente: O Nordeste Viver e Preservar.
Daniel França
Atuou durante 10 anos na TV Jornal/ SBT Recife como repórter e editor-chefe e apresentador do TV Jornal Manhã. Ao longo de sua trajetória na emissora, foi finalista do Prêmio Urbana de Jornalismo em duas edições. O jornalista também foi finalista do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2009, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, com a série Haiti. Entre 2000 e 2001, atuou como repórter, editor e apresentador da TV Golfinho (Jornal da Ilha), em Fernando de Noronha. Já entre 2001 e 2002 foi repórter da Folha de Pernambuco, na editoria Programa.  Atualmente é jornalista da Assessoria de Comunicação da Unicap (ASSECOM).
Fábia Lopes
Fábia Lopes é radialista e jornalista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco. Conquistou vários prêmios, principalmente, na categoria de Radiojornalismo. Entre eles, o III Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística e a Menção Honrosa do XIII Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, ambos com o Projeto “Dor sem Remédio”. Atualmente, Fábia Lopes é gerente de Fortalecimento Sociopolítico da Secretaria da Mulher de Pernambuco, onde também já exerceu a função de assessora de imprensa.
Eduardo Machado
Atual repórter especial do Jornal do Commercio, em Recife, Machado é co-criador do site PE Body Count, que contabiliza diariamente as vítimas da violência em Pernambuco. Especializado em reportagens sobre segurança pública, ele já ganhou diversos prêmios, como o Vladimir Herzog e o Esso, por textos relacionados aos aspectos da violência no Brasil e no mundo.
Marcionila Teixeira
É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Repórter do Diário de Pernambuco há 16 anos, realiza as coberturas sobre os principais temas que envolvam direitos humanos e os direitos das crianças e adolescentes. Ao longo de sua carreira, conquistou 10 prêmios e menções honrosas, entre eles o Prêmio Esso e o Vladimir Herzog. Em 2012, publicou a série “Os filhos de Suape” pelo Diário de Pernambuco e recebeu menção honrosa no VI Prêmio Tim Lopes, com o projeto Moeda de Troca – que se propunha a revelar o drama das meninas que negociam o corpo em troca de pedras de crack em cidades do NE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário