Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 23 de outubro de 2012


SPM apresenta resultados das políticas para as mulheres às gestoras da região metropolitana de Campinas

Debate tem como foco inclusão da temática de gênero nas políticas locais. Região se posiciona com interesse no enfrentamento à violência contra as mulheres e ao tráfico de pessoa e na ampliação das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres

A inclusão de políticas para as mulheres e a renovação das gestões municipais foram assuntos discutidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e os 19 municípios que integram a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP): Campinas, Hortolândia, Sumaré, Valinhos, Americana, Artur Nogueira, Monte Mor, Nova Odessa, Indaiatuba, Vinhedo, Santa Barbara d’ Oeste, Holambra, Santo Antonio da Posse, Itatiba, Pedreira, Engenheiro Coelho, Paulínia, Jaguariúna e Cosmópolis.
 
A convite da Coordenação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres da AGEMCAMP, a diretora de Programas da SPM Rosangela Rigo apresentou, em outubro, a Política Nacional, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) e o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a fim de potencializar as ações que podem ser implementadas nos municípios.

“Apresentar as políticas da SPM para a AGEMCAMP é uma foram de contribuir para que na região metropolitana de Campinas as políticas para as mulheres podem também ser pensadas a partir do desenvolvimento regional, consolidando parcerias e ações conjuntas que fortaleçam os municípios que já realizam estas políticas e que permitem aos demais inserir em seu cotidiano as políticas específicas para as mulheres”, explicou a diretora Rosangela Rigo.

As discussões do encontro foram em torno da implementação de Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e aspectos que podem contribuir para a sua institucionalidade, levando em conta a realidade de cada município. Outro aspecto colocado diz respeito ao enfrentamento à violência contra as mulheres e o tráfico de pessoas.  

Mobilização regional – A AGEMCAMP  foi criada há um ano pelo governo estadual  e tem permitido a ação integrada entre os municípios, o que contribui para aqueles que ainda não possuem Organismos/Secretarias de Políticas para as Mulheres (OPMs) tenham mais condições de participar do debate e estabelecer linhas de ações e políticas a serem implementadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário