Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eixos estruturantes são a base do combate ao tráfico de pessoas 
 
O dado é alarmante. “O tráfico internacional de pessoas perde apenas para o tráfico de armas e o de drogas”, alertou o secretário nacional de Justiça Paulo Abrão Pires Júnior, do Ministério da Justiça. Na segunda-feira (22/10), ele abriu o Curso sobre Tráfico Internacional de Seres Humanos, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
O conferencista discorreu sobre a política nacional de enfrentamento ao tráfico internacional de pessoas implementada pelo governo federal, explicando que as ações se baseiam em três eixos: a prevenção, a repressão e a assistência às vítimas desse tipo de crime, que tem na exploração de mulheres e no trabalho escravo seus principais exemplos. Pires Júnior afirmou que o Brasil deve, de tempos em tempos, elaborar um Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “O primeiro, de 2005, deve ser visto como um primeiro esforço nacional. Ele estava muito focado na atenção às vítimas e na prevenção, mas conseguiu formar uma rede nacional bastante significativa, mas que ainda deve avançar”, concluiu.
O secretário, que também é o diretor nacional do Programa de Cooperação Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil da Organização das Nações Unidas contra Drogas e Crime Organizado (UNODC), argumentou que a estratégia é a de fortalecer comitês ou conselhos estaduais – que reúnem representantes da polícia, da área de saúde pública, do Judiciário e da diplomacia. E, acrescentou ainda que devem ser explorados os núcleos estaduais, “que são o principal órgão executivo” e os postos regionais, que se constituem em “estruturas de apoio nos locais com maior atuação dos criminosos, como aeroportos, rodoviárias e regiões de fronteira”.
Ele ilustrou este trecho da explanação, dando como exemplo a região amazônica, onde o núcleo funciona muito bem “e estão sendo criados oito postos no Rio Amazonas, a partir de diagnóstico realizado no local”, revelou Pires Júnior. No combate ao crime, avaliou que “a grande maioria das pessoas não sabe que existe, ou até mesmo rejeita, a existência do tráfico de pessoas”.
Outro problema levantado pelo secretário é a ‘invisilibidade de dados’: muitas ações são registradas como tipos diversos, como por exemplo uma operação da polícia que descobre uma fábrica de produtos falsificados e é cadastrada somente como de combate à pirataria. “Também pode ter tráfico de pessoas envolvido”, lembrou. A pesquisa acadêmica e jurídica sobre o assunto também é pouca, salienta.
O II Plano, que será lançado em breve, terá duração de quatro anos e irá atuar em cinco linhas de operação, explicou o conferencista. Também deve ser criado o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado ao Ministério da Justiça, com participação de conselhos nacionais e da sociedade civil e acadêmica.
Na segunda metade daquela tarde, aconteceu o painel “Tráfico de Seres Humanos – A Visão da Sociedade Organizada”. As painelistas foram a argentina Lohana Berkins, coordenadora-geral da Associação de Luta pela Identidade Travesti e Transexual (ALITT), e Dalila Eugênia Maranhão Dias Figueiredo, presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD). O encontro foi mediado pelo juiz Roger Raupp Rios, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre.
Norteada pela experiência como liderança na luta pelos direitos dos transexuais, dos travestis e das mulheres na Argentina, Lohana falou sobre a situação das condições sociais, principalmente da exploração sexual desses grupos. Ela alertou sobre a falta de direitos e de assistência que levam essas pessoas à prostituição e, consequentemente, a serem vítimas do tráfico de seres humanos. Para Lohana, é necessário que não apenas os governos, mas também a sociedade como um todo, desenvolvam políticas voltadas para a erradicação dessas situações de vulnerabilidade.
“Não podemos restringir a visão que temos dessas pessoas apenas como vítimas e sim como sujeitos de direitos. Um sujeito que precisa ter a sua dignidade humana defendida pelas nossas instituições e governos”. Com essa declaração, Dalila resumiu o objetivo de seu trabalho na ASBRAD para combater o tráfico internacional de pessoas. Ela atentou para a necessidade de preservar os direitos de todos os grupos da população, principalmente os em situação de risco, como crianças, adolescentes, indígenas e pessoas de baixa renda.

http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/21800-eixos-estruturantes-sao-a-base-do-combate-ao-trafico-de-pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário