Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SP lança Rede de Atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica



Rede amplia programa “Bem-me-quer” do Hospital Pérola Byington e cria mais Centros de Referência da Saúde da Mulher
Mulheres vítimas de violência doméstica e sexual terão mais atenção do Governo do Estado a partir dessa segunda-feira, 8, graças ao lançamento da "Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual". A medida expande o programa de sucesso "Bem-me-quer", implantado há mais de dez anos no hospital estadual Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher, e disponibiliza mais cinco centros de referência: Hospital Guilherme Álvaro, em Santos; Hospital Geral de Guarulhos; Hospital de Base de São José do Rio Preto e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp.

"Foram 52 mil atendimentos nesses 12 anos, com atendimento médico, psicológico e jurídico para mulheres, meninas e meninos menores de 14 anos. Essa ampliação permitirá que o atendimento funcione 24 horas por dia", destacou o governador Geraldo Alckmin.

"É uma diretriz política de atendimento integral à saúde dessas mulheres, que garanta a elas autonomia em relação à sua saúde, ao seu corpo, e aos seus direitos sexuais e reprodutivos", disse a coordenadora do programa da saúde da mulher na secretaria da saúde, Karina Calif. 

As pacientes receberão, além de assistência psicológica e social, apoio à prevenção da gravidez decorrente da violência sexual (incluindo a realização de abortos previstos em lei), tratamentos para traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para evitar infeções para HIV, DSTs e hepatite. 

Ainda, a secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, vai articular a possibilidade de implantar nos centros de referência a realização de exames que possam ser utilizados como prova nos processos de defesa das mulheres. 


http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=223143

Nenhum comentário:

Postar um comentário