Segundo pesquisa que reuniu pesquisadores de diversas universidades do Reino Unido, mães que acariciam seus bebês nas primeiras semanas após o nascimento podem alterar os efeitos do estresse durante a gestação sobre o desenvolvimento do recém-nascido. Os resultados foram publicados no periódico PLoS ONE.
555658 56924743 300x225 Estudo mostra importância do toque da mãe para saúde do recém nascido  Pesquisas em todo o mundo buscam entender se o estresse durante a gestação pode levar a problemas emocionais e comportamentais futuros nas crianças. Em um novo estudo, pesquisadores buscaram entender como prevenir estas alterações e mostram que o carinho da mãe no bebê recém-nascido promove bem estar não apenas psicológico, mas físico nas crianças meses mais tarde.
Uma equipe, que reuniu pesquisadores das Universidade de Liverpool, Manchester, e Kings College, acompanhou um grupo de mulheres, desde a gestação até os primeiros anos de vida de seus filhos.
Eles mostraram na pesquisa que a relação entre os sintomas de depressão durante a gravidez e emoções infantis subsequentes de medo e raiva, bem como a resposta da frequência cardíaca ao estresse aos sete meses de idade mudou de acordo com a quantidade de vezes que a mãe acariciou seu bebê na cabeça, costas, pernas e braços nas primeiras semanas de vida. Ou seja, quanto mais carinho as mães faziam em seus bebês, melhores os resultados que as crianças exibiam no manejo do estresse.
Apesar de preliminares, os resultados sugerem que o carinho pode alterar a atividade do gene do bebê de uma forma similar ao que já foi visto em estudos realizados em modelos animais.
Segundo os autores, mais estudos devem ser realizados no sentido de confirmar os resultados e determinar se mães que passaram por algum trauma ou estresse durante a gestação devem ser encorajadas a acariciar seus bebês mais intensamente no início da vida.
-
por Marina Teles