Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


II Simpósio sobre Tráfico de Pessoas será voltado a integrantes do Judiciário



O II Simpósio Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reunirá de 25 a 26 deste mês, em São Paulo, magistrados, promotores e defensores públicos em torno desse crime que, segundo o Ministério da Justiça, já fez quase 500 vítimas desde 2005.
Voltado para o aperfeiçoamento dos membros do Judiciário, o seminário ocorrerá em São Paulo, e os interessados têm até o dia 21 para se inscrever. Ainda há vagas disponíveis. Inscrições aqui. Vale lembrar que só poderão ser inscritas pessoas vinculadas a órgãos convidados (todos os tribunais e escolas judiciais, Ministério Público, Defensoria Pública, Associações de Magistrados e Promotores e Polícia Federal).
O II Simpósio será aberto pela Diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos, e contará com apresentação e discussão de casos reais, além de uma exposição paralela de fotografias sobre tráfico de pessoas.
Entre os documentos que deverão sair do encontro estão um Manual de Enfrentamento ao Tráfico, contendo a legislação (e jurisprudência) utilizada nesses casos, assim como o contato das redes de combate, além de sugestões de propostas de mudança legislativa para melhor atingir a rede de tráfico humano.
Em seis anos, 475 brasileiros foram vítimas do tráfico de pessoas, segundo dados divulgados na última terça-feira (16/10) pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). De acordo com o diagnóstico preliminar sobre tráfico de pessoas no Brasil elaborado pela SNJ, 337 casos referem-se à exploração sexual, sendo 135 de trabalho análogo à escravidão.
A maioria dos casos foi registrada nos estados de Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul. Os destinos mais comuns das mulheres brasileiras vítimas de tráfico são: Holanda, Suíça e Espanha. Na América do Sul, o Suriname é o país com maior incidência de vítimas brasileiras (133 casos), seguido de três países europeus: a Suíça (127), a Espanha (104) e a Holanda (71).

Veja abaixo a programação.
II Simpósio Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas / Auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – Avenida Paulista, 1.842, andar 25, São Paulo/SP.


Dia 25/10 
Solenidade de abertura (10h)
Palestra inaugural (10h30)
Fernanda dos Anjos, diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça, e senadora Lídice da Mata, relatora da CPI do Tráfico de Pessoas

Primeiro painel: exploração sexual (14h) 
Johonsom Di Salvo, desembargador do Tribunal Regional Federal da Terceira Região
Juliana Armede, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo
Luciano Ferreira Dornellas, delegado da Polícia Federal em Goiânia
Mediador: Rinaldo Aparecido Barros, juiz estadual em Goiás

Segundo painel: trabalho escravo (16h)
Renato Bignani, chefe da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego
Ivani Bramante, desembargadora do TRT/SP
Apresentação de caso: Luiz Fabre, procurador do Trabalho, e Afonso do Prado, subdefensor público geral federal
Mediação: Ana Paula Sefrin Saladini, juíza do Trabalho (TRT/PR)

Dia 26/10
Terceiro painel: remoção de órgãos (10h)
Raimundo Pimentel, deputado estadual de Pernambuco, presidente da CPI estadual sobre tráfico de pessoas para transplante de órgãos
Samuel Arruda, procurador da República
Coordenadora: Eliana Vendramini, promotora pública

Quarto painel: cooperação jurídica internacional (11h)
Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional

Quinto painel: enfrentamento ao tráfico de pessoas nos EUA (14h)
Alice Hill, conselheira do Departamento de Segurança Interna dos EUA

Apresentação dos produtos e encaminhamentos (16h)

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário