Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Ceará apresenta experiências de erradicação da pobreza em Nova York


Instituto de Educação Portal (IEP)
O sucesso do Brasil na formulação e execução de políticas sociais voltadas para a erradicação da pobreza atrai atenção de especialistas estrangeiros não apenas para os grandes programas de governo, mas também para projetos locais, surgidos no seio de municípios e comunidades carentes. É o caso de três projetos cearenses, premiados recentemente por uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No foco de suas ações estão o fortalecimento da agricultura familiar, a redução das taxas de mortalidade materna e infantil e a promoção da capacitação técnica de jovens.
Graças ao prêmio Eu curto essa cidade – criado em 2011 para valorizar e divulgar práticas locais que promovam a erradicação da pobreza no Ceará –, eles puderam passar cinco dias em Nova York participando de intercâmbios com especialistas da ONU sobre estes temas. “Foi um espaço para divulgar nosso trabalho. Aumentamos nossa credibilidade e visibilidade dentro do terceiro setor”, afirma Wagner Gomes, Diretor-Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), uma das organizações premiadas.
Composta por jovens profissionais ligados a Universidade Federal do Ceará, a Adel fornece assistência técnica e orientação de negócios para os agricultores e suas famílias. Com uma equipe multidisciplinar, a iniciativa pretende contribuir para a redução do êxodo rural no interior do estado. “Queremos que o jovem tenha a opção de permanecer no campo, se desejar, mas de forma sustentável. Para isso oferecemos capacitação que possibilite acesso ao crédito, geração de renda e uma vida digna”, completa.
A saúde materna foi a grande beneficiada no município de Sobral (CE) com ajuda da estratégia ‘Trevo de Quatro Folhas’. Entre 2007 e 2008, houve uma queda de 65% na mortalidade materna no município (Ministério da Saúde/DATASUS). Por meio das “mães sociais”, o projeto oferece assistência a mulheres grávidas em situação de risco físico ou social, realizando um acompanhamento individual durante a gravidez e após o parto.
Um dos fatores de sucesso da iniciativa é sua grande capilaridade. As mães sociais são escolhidas dentro de suas comunidades e têm a capacidade de atender locais mais remotos e trazer as famílias para a rede pública de saúde. “A mãe social é treinada para se tornar desnecessária. Seu papel é empoderar a mãe nos cuidados”, diz Julia Santos, Coordenadora do projeto, que aposta no baixo custo da iniciativa para sua reprodução em outros municípios.
O terceiro empreendimento premiado tem foco na inserção social dos jovens por meio da educação técnica e profissional. O Instituto de Educação Portal (IEP) qualifica e insere o jovem no mercado de trabalho, além de proporcionar uma visão global de cidadania, arte e cultura. Ao final dos cursos, que duram de 1 a 2 anos, quase 80% dos alunos já estão empregados.
Depois de formados, os jovens também se tornam voluntários em projetos sociais dentro de suas comunidades, desenvolvendo atividades nas áreas de informática, meio ambiente, incentivo ao esporte e prevenção no uso de drogas, entre outras. “O jovem deve ser um líder social em sua comunidade, contaminando os outros com este espírito e os trazendo para nossa rede do bem”, diz Monica Rabelo, Diretora-Executiva da organização.
Garantir cidadania, educação, saúde reprodutiva e empregos para a juventude estão entre as áreas prioritárias definidas pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em seu plano de ação para os próximos cinco anos. Focados na erradicação da pobreza, os projetos selecionados têm relação direta com estes temas e aproveitaram as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, para a realização da viagem. “A visita da delegação cearense certamente agregou valor ao Sistema ONU. A troca de experiências pode contribuir para a organização na discussão e formulação de políticas focadas para a juventude”, explica Ieva Lazareviciute, Oficial de Programa do PNUD responsável pelo projeto CapaCidades, que promoveu o prêmio.
Além de especialistas do Escritório de Políticas para o Desenvolvimento do PNUD, os representantes das iniciativas premiadas também tiveram encontros com membros do programa de Voluntários das Nações Unidas, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA) e da Delegação Brasileira na organização.

Desenvolvimento local e o projeto CapaCidades

O projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local é realizado pelo PNUD nos municípios de Barbalha (CE), Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG).
Em parceria com a Confederação Nacional de Municípios, seu objetivo é apoiar os governos no fortalecimento das capacidades institucionais necessárias para o desenho e implementação de políticas, programas e projetos com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e na promoção de desenvolvimento humano local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário