Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 30 de julho de 2013

Congregação Santos Anjos Custódios: acolher crianças com cuidado maternal


Karol Assunção
Adital

Acolher meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social. Esse é o objetivo da Congregação Santos Anjos Custódios, um dos grupos presentes na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude. Fundada em 1894 pela Beata Rafaela Ybarra, na Espanha, hoje, a Congregação está presente em sete países com trabalhos em escolas, creches, abrigos, pensionatos e obras sociais.
Além de Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Porto Rico e Santo Domingo já possuem unidades da Congregação. De acordo com irmã Kerlúcia Martins da Silva, responsável pela unidade em Vila Santa Teresa, no município de Coelho Neto, Rio de Janeiro, o trabalho da Congregação centra-se principalmente no cuidado das crianças e adolescentes através de encaminhamento para atendimento psicológico, assistência social com acompanhamento de famílias e crianças, e na espiritualidade.
Atualmente, 21 crianças e adolescentes estão no abrigo em Coelho Neto. São meninos e meninas que sofreram abandono ou foram vítimas de violência física/sexual ou negligência. Segundo irmã Kerlúcia, as crianças acolhidas pela unidade da Congregação no Rio de Janeiro possuem entre quatro e 14 anos de idade e foram encaminhadas ao abrigo pelo juizado.
Além do cuidado, a intenção é conseguir um ambiente familiar para as crianças.
"A cada seis meses, vamos para uma audiência na Vara da Infância e da Juventude, aqui no Rio de Janeiro. Tentamos entrar em contato com a família, ou conseguir uma família acolhedora ou adotiva”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário