Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 31 de julho de 2013

SPM e parceiros realizam conferência internacional sobre uso do tempo, a partir de 7/8, no Rio de Janeiro

Encontro reunirá, até 9 de agosto, especialistas, pesquisadoras e pesquisadores de todo o mundo. Ainda estão abertas as inscrições para a 35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisa de Uso do Tempo
 
Clique aqui para acessar a programação
 
Trinta e oito países da África, América, Ásia, Europa e Oceania participam, de 7 a 9 de agosto, da 35ª Conferência da Associação Internacional para Pesquisa de Uso do Tempo, no Rio de Janeiro. Especialistas apresentarão estudos estatísticos e acadêmicos, baseados no tema central ‘O valor do tempo: debatendo as desigualdades sociais’.
 
As pessoas interessadas em participar podem se inscrever e obter informações sobre o pagamento e o evento pelos endereços: 
 
A conferência está sendo organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ONU Mulheres. É uma promoção da Associação Internacional de Pesquisas de Uso do Tempo (International Association for Time Use Research – Iatur).
 
Para a secretária nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho, a realização da conferência no Brasil deverá fortalecer os estudos e trabalhos sobre o uso do tempo. A expectativa é que a produção ocorra não apenas nos meios acadêmicos, mas também entre as organizações sociais de mulheres que já se interessam pelo tema.
 
Gênero nos dados oficiais - O Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo foi criado, em 2008, como uma das ações previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Tem por objetivo estimular a incorporação da perspectiva de gênero na produção e análise das estatísticas oficiais e nos registros administrativos do país. Entre os principais resultados, está a incorporação do bloco temático sobre gênero na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), elaborada pelo IBGE desde 2009 e a pesquisa piloto sobre uso do tempo realizada pelo IBGE naquele ano. 
 
Participação internacional – Realizado pela segunda vez no Brasil, o encontro tem significativa presença de pesquisadores e pesquisadoras latino-americanas. Do Brasil, foram 47 trabalhos inscritos, o equivalente a 26% do total, representando a maior participação do país numa conferência de uso do tempo. Contando os últimos 13 anos, desde o ano 2000, é a primeira vez que Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela inscrevem pesquisas.
 
Com 11 trabalhos inscritos, o Reino Unido responde por 6% das submissões da 35ª Conferência. Um desses estudos é “A revolução de gênero contínua no trabalho não remunerado”, do diretor do Centro de Pesquisa em Uso do Tempo da Universidade de Oxford, Inglaterra, Jonathan Gershuny.
 
Memória – A 35ª Conferência sobre Uso do Tempo terá uma plenária em homenagem a um dos primeiros pesquisadores de uso do tempo, o professor húngaro Alexander Szalai. Ele foi responsável pelo primeiro grande estudo multinacional de uso do tempo realizado entre 1965 e 1966. Esse estudo foi implementado em 12 países, com 30 mil entrevistados no total. A publicação resultante, o livro “O uso do tempo”, é considerada referência na área, criando padrões metodológicos referenciais.  A filha do professor húngaro, Julia Szalai, também pesquisadora de uso do tempo, participará da plenária em sua homenagem.
 
A conferência contará com a presença de Neuma Aguiar uma das principais expoentes em pesquisas de uso do tempo no Brasil, e de Indira Hirway, professora de Economia e diretora do Centro para Alternativas de Desenvolvimento (Center for Development Alternatives) de Ahmedabad, Índia.
 
 
35ª Conferência Internacional sobre Uso do Tempo
Data: 7 a 9 de agosto de 2013
Local: Centro Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Convenções (Av. Graça Aranha, 1, Centro – Rio de Janeiro, RJ – 20030-002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário