Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 23 de julho de 2013

Brasil quer apoio de prefeitos para assistir pessoas com deficiência

Ouvir / Baixar

Conferência sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências termina nesta sexta-feira em Nova York; na ONU, países discutem como melhorar a qualidade de vida para essa parcela da população.
Conferência na ONU termina nesta sexta-feira
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
Termina nesta sexta-feira, em Nova York, a sexta conferência dos Estados-partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências.
A melhoria da qualidade de vida e oportunidades de empregos para essas pessoas estão entre os principais temas abordados na reunião, que ocorre na sede da ONU.
Viver sem Limite
No encontro, o Brasil apresentou a mais de 130 países os detalhes do programa "Viver sem Limite" do governo federal. A meta é investir, até 2014, R$ 7,6 bilhões em iniciativas em benefício das pessoas com deficiência.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência conversou com a Rádio ONU logo após discursar na reunião. Antônio José Ferreira explicou que depende da colaboração dos prefeitos para ampliar a acessibilidade no Brasil.
Cidades Adaptadas 
"Sobretudo na agenda dos gestores municipais, porque as pessoas moram nas cidades e os prefeitos precisam compreender melhor a agenda das pessoas com deficiência para preparar a sociedade para esse público também. Necessito, de fato, da boa vontade, da adesão e do compromisso do gestor municipal para que a cidade seja melhor para todas as pessoas e efetivamente para as pessoas com deficiência, porque se for bom para pessoas com deficiência, será bom para todo mundo."
Segundo o secretário Antônio José Ferreira, foram entregues 500 ônibus adaptados para garantir o acesso de crianças com deficiências a escolas e criados 29 centros de reabilitação.
Para o Secretário-Geral da ONU, as nações precisam alcançar, em conjunto, a "eliminação da discriminação e da exclusão e criar sociedades que valorizem a diversidade e a inclusão."
Na conferência, está sendo debatida ainda a criação de uma agenda de desenvolvimento inclusivo para o período pós-2015. A reunião serve ainda para avaliar como a Convenção da ONU está sendo aplicada nos países que ratificaram o tratado.
Ouça também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário