Em uma época com tantas facilidades, executar trabalhos manuais é uma forma de se empoderar e desenvolver qualidades extremamente úteis
Luciano Ribeiro
Mecenas, 23 dias para um homem melhor, Cultura e arte
Vivemos em um tempo único na história. Nunca foi tão fácil ser um humano e sobreviver. É fantástico que tenhamos comida, roupas limpas, energia elétrica, água encanada, móveis a preços acessíveis e todo tipo de facilidade urbana.
Graças a isso, podemos dedicar nosso tempo a fazer outras coisas muito mais importantes, ao invés de ficar ocupados lidando com detalhes de mera sobrevivência.
O problema surge quando isso atrofia a capacidade de transformar o espaço ao nosso redor e nos deixa ainda mais dependentes, reclamões e mimados.
“Colocar a mão na massa” é uma expressão que repetimos constantemente no PapodeHomem e há um motivo para isso. A frase carrega uma tonelada de qualidades positivas.
Quando você se propõe a fazer algo com as suas próprias mãos, está incorporando o arquétipo do artesão/artífice, alguém que dedica seu tempo de vida a lapidar habilidades para resolver problemas, criar e transformar objetos.
Arregaçar as mangas e se propor a enfrentar o desafio de converter matéria-prima em algo palpável e útil é a própria materialização de qualidades como esmero, foco, dedicação, olho atento aos detalhes e nuances, conhecimento do material, das ferramentas e, também, o constante exercício de superar a chatice, repetição e frustração ao cometer enganos.
E, claro, nem tudo é suor. A recompensa vem em forma de objetos vivos. Você se apropria do espaço, se torna conhecedor de cada parte e detalhe da sua casa ou da sua criação. Quando ela toma forma e ganha vida, torna-se uma extensão de você.
Coloque a mão na massa
Execute um projeto de alguma coisa que falta na sua casa, conserte algo, transforme um objeto, dê um novo significado a qualquer tranqueira que esteja parada, entulhando seu espaço.
Escolha um projeto ainda hoje, agende a execução e coloque-se em ação.
Para dicas e tutoriais, trabalhos manuais e DIY, temos a nossa coluna semanal, Deixa Que Eu Faço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário