Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Faça um planejamento financeiro que realmente funcione | 23 dias para um homem melhor #12

Separe um tempo para pensar sobre dinheiro, para não precisar se preocupar com ele o tempo todo

Eduardo Amuri
Trabalho e negócios, Mecenas, 23 dias para um homem melhor

Ninguém quer viver seguindo planilhas. Nem contar quantos pães de queijo vai comprar na padaria. Nem deixar de se vestir bem, de ter uma casa confortável e de cometer uma extravagância de vez em quando.

O que a gente quer é viver sem se preocupar tanto com o preço.

Nesse embate entre controle e gasto, vamos oscilando entre algumas posturas: as vezes nos aproveitamos do charme de dizer “não ligo para dinheiro”, outras vezes (por uma semana ou duas) começamos a anotar todos os nossos gastos, bala por bala, outras vezes, medrosos e sem espaço para simplesmente parar, nos recusamos a olhar para o extrato bancário.

Uma parte bem grande da nossa repulsa por planejamento surge a partir de um grande mal entendido. Se planejar não é contar centavo por centavo, nem anotar tudo num aplicativo de celular. Se planejar é saber o que é importante para você, e colocar sua energia nessa direção. E por energia, me refiro a tempo, atenção, dinheiro, enfim, todos os recursos finitos que manipulamos todos os dias.

O melhor a fazer é separar um tempo para pensar sobre dinheiro, para não precisar se preocupar com ele o tempo todo.

Tomando essa série de textos como parâmetro, fica fácil de perceber: precisamos de dinheiro para comprar uma furadeira para fazer os trabalhos manuais propostos pelo Luciano Ribeiro, ou para se cuidar direito, como propôs o Rodrigo, ou para se vestir melhor, como explicou a Erica.

Durante os últimos anos elaboramos uma série de textos bem cuidadosa, que explica, do zero, o planejamento mais simples possível. Não usa software, planilhas, nada. É papel e caneta, pra gente não ter chance de se enganar, ou de ficar confuso, ou de arrumar uma desculpa qualquer. Com a virada para a nova versão do PapodeHomem, essa série virou um percurso que você pode ler aqui.

Para quem quiser se aprofundar nas discussões mais sutis, dá para caminhar por aqui:


Prática do dia:

A discussão é interessante e rendeu bastante nos comentários, mas aqui o foco é prático. Tire o dia para revirar o bolso e se planejar. Como essa semana vai ser, financeiramente? Como o mês vai terminar?

Use isso como um primeiro passo para começar a se planejar financeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário